Geral

Conselho Tutelar de Jaraguá dispõe de contato via WhatsApp

O novo contato poderá ser utilizado tanto para denúncias como para consultas de assuntos relacionados aos direitos de crianças e adolescentes

21 JUN 2021 • POR Janici Demetrio • 09h46

Um novo canal está à disposição da comunidade para entrar em contato com o Conselho Tutelar de Jaraguá do Sul que desde a semana passada possui um canal exclusivo pelo aplicativo Whatsapp por meio do prefixo: (47) 3409-0208. A conta foi configurada de forma que as mensagens recebidas sejam retransmitidas ao plantão do órgão nos fins de semana e feriados bem como os demais conselheiros.

“Entendemos que o WhatsApp é uma forma de comunicação muito utilizada hoje e por isso resolvemos adotar mais essa ferramenta em nosso trabalho”, explicou o agente administrativo do Conselho Tutelar, Celso Luis Costa.

O novo contato poderá ser utilizado tanto para denúncias como para consultas de assuntos relacionados aos direitos de crianças e adolescentes.

“Isto não impede que as pessoas, em situações de emergência entrem em contato com o serviço 190 da Polícia Militar. Em situações como essas, a própria PM poderá fazer esse contato via WhatsApp”, orientou Costa.

O Conselho Tutelar age sempre que os direitos de crianças e adolescentes são ameaçados ou violados. Fazem parte do conselho os conselheiros tutelares, profissionais que são porta-vozes da sociedade e atuam junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. São eleitos cinco membros através do voto direto da comunidade, para um mandato de três anos. Devem atender as crianças e adolescentes e aconselhar pais ou responsáveis quando há descumprimento de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aplicando a medida cabível.

Em 2020, presencialmente, foram 3.603 atendimentos na sede do órgão; pelos plantões foram feitos 1.384 atendimentos; por telefone; 5065 denúncias e; por ofícios recebidos e despachados mais 3.048 ocorrências. O principal motivo de acionar o Conselho Tutelar ano passado foi a disputa de guarda. Seguido de questões escolares – como não realização de atividades online, matrícula e vaga em CMEI; violência física e/ou psicológica; abuso sexual e abandono de incapaz.

Mesmo com a adoção da nova ferramenta de comunicação as demais formas de contato do serviço continuam disponíveis à população como os telefones 0800-642-0122 (ligação gratuita), o fixo (47) 3409-0200 e o e-mail: conselhotutelar@jaraguadosul.sc.gov.br. A sede de Conselho Tutelar de Jaraguá do Sul fica na rua Antônio Tobias, nº 51, bairro Centro. O horário de expediente é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.