Geral

Nono Martini de Guaramirim completa 100 anos e dá receita para vitalidade

Martini não teve vida fácil. Aos 18 anos serviu o Exército e depois trabalhou na agricultura. Até os 98 anos era comum ver o nono na roça

17 JUN 2021 • POR Janici Demetrio • 10h41

Hoje é dia de festa para família Martini, em Guaramirim. O patriarca, seu Ludovico Martini, conhecido na comunidade como Nono Martini, completa 100 anos nesta quinta-feira (17).

Isso mesmo, um centenário, muitas histórias e também muitas vitórias. A última delas foi contra o coronavírus. A recuperação ainda é lenta, mas a vacina contra o coronavírus já está no braço. Mesmo assim os cuidados contra a pandemia continuam para ele, que gosta de viver. O segredo para chegar aos 100 anos está na trajetória.

Martini não teve vida fácil. Aos 18 anos serviu o Exército e depois trabalhou na agricultura. Até os 98 anos era comum ver o nono na roça. Agricultor, sempre cuidou das plantações e da criação de animais para sustento da família. O casamento com a dona Erondina vai completar 72 anos. Nos últimos anos, ainda atuou no mercado do filho. Parar completamente, diz ele, é receita para quem quer adoecer.

Ludovico Martini nasceu em Luís Alves, em 17 de junho de 1921, é filho de José Martini e Adalgisa Martini. Casou em 1949 com Erondina Martini. Em 1959 se mudou para Guaramirim, fixando residência na Rua João Soter Correa. Ele tem 7 filhos 11 netos e 9 bisnetos, com o 10° prestes a nascer. Todos muito orgulhosos do patriarca.