Geral

Cachorro-do-mato é resgatado no Baependi mas não sobrevive

O animal estava muito ferido após ter sido atropelado e mesmo sendo encaminhado ao veterinário não sobreviveu.

14 JUN 2021 • POR Janici Demetrio • 17h01

Os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul resgataram neste fim de semana um cachorro-do-mato próximo ao Fort Atacadista, no bairro Vila Baependi. O animal estava muito ferido após ter sido atropelado e mesmo sendo encaminhado ao veterinário não sobreviveu.

“Ele estava muito debilitado e as patas traseiras não se mexiam o que indica que ele teve uma lesão na coluna”, explicou o biólogo da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Gilberto Ademar Duwe, que acompanhou o caso.

Somente este ano, equipes da entidade e bombeiros já efetuaram mais de 300 espécies silvestres da fauna local entre aves, répteis e mamíferos num aumento que já supera em 83% aos primeiros cinco meses de 2020.

“Somente neste mês foram 12 ocorrências. Realmente, a gente está tendo muitos resgates principalmente próximo a área central da cidade”, observou Duwe.

“Existem vários fatores como a vegetação existente em vários locais, o fato das pessoas plantarem árvores em seus quintais, proximidade com o rio. Isso faz com que estes animais se aproximarem de áreas habitadas e se exponham ao risco, inclusive de serem atropelados.”

Embora a Fujama ainda não disponha de estatísticas envolvendo acidentes de trânsito com a fauna local, Duwe disse que as equipes constantemente se deparam com este tipo de fato. Em maio, um gato-do-mato foi encontrado atropelado, às margens da Rodovia SC 110, no Rio Cerro. Também recentemente foram recolhidas corujas que teriam se chocado contra veículos.

“A gente sabe que muitas vezes é difícil evitar, mas com o aumento de exemplares selvagens em áreas urbanas de Jaraguá do Sul a gente pede aos motoristas que fiquem alertas e sempre que possível tentem evitar uma eventual colisão com o animal na pista”, pediu o biólogo.