Geral

Público, privado, polícia e MP debatem pessoas em situação de rua

A reunião teve como objetivo a integração cada vez maior entre os órgãos que lidam com pessoas em situação de rua, para que as ações sejam mais efetivas e tenham consequências mais duradouras, como o encaminhamento aos serviços adequados

7 MAI 2021 • POR Janici Demetrio • 11h41

A Secretaria de Assistência Social e Habitação promoveu na manhã desta quinta-feira (6), no auditório da Amvali, uma reunião sobre pessoas em situação de rua. Participaram do evento representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Voluntários, Samu, Hospital São José, Ministério Público, Secretaria Municipal de Saúde, de Desenvolvimento Econômico, de Urbanismo, Gabinete do Prefeito, Câmara de Vereadores, CDL e Acijs. Todos, de alguma forma, envolvidos com o tema. 

A reunião teve como objetivo a integração cada vez maior entre os órgãos que lidam com pessoas em situação de rua, para que as ações sejam mais efetivas e tenham consequências mais duradouras, como o encaminhamento aos serviços adequados. O secretário de Assistência Social e Habitação, André de Carvalho Ferreira, fez a apresentação inicial sobre o trabalho desenvolvido e o perfil das pessoas em situação de rua.

“Nós atendemos pessoas em situação de rua que necessitam também de atendimento da Saúde Mental, do hospital ou da Polícia Militar, entre outros serviços. Esse número de pessoas em situação de rua vem crescendo não só em Jaraguá, mas em todo o Brasil. Precisamos pensar coletivamente nas estratégias de trabalho, para um padrão de atendimento dessa situação. E para que o atendimento tenha um início, um meio e um fim”, destacou Ferreira.

Dessa primeira reunião surge o início do protocolo de intenções, um tipo de padrão coletivo de atendimento a pessoas em situação de rua, que será construído nos próximos meses, com todos os agentes envolvidos. A próxima reunião do grupo ficou agendada para o dia 20 de maio. Outro resultado da reunião é a responsabilidade de conscientizar a sociedade para que acionem os órgãos envolvidos e não deem esmolas – para que a pessoa não permaneça na situação precária em que se encontra.  

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

O Social conta, entre outros serviços, com a Abordagem Social, pelo telefone 3275-8750 e 98862-3111; e com a Casa de Passagem – Abrigo provisório para adultos, 24 horas, pelo telefone 3371-1534 ou 3370-0743. 

Perfil

O perfil das pessoas em situação de rua atendidas pela Secretaria de Assistência Social e Habitação foi apresentado aos participantes:

Pessoas abordadas no mês
Fevereiro: 64
Março: 84
Abril: 67

Referente ao mês de abril 2021

*Sexo e faixa etária
Feminino: 10 pessoas, 18 a 59 anos
Masculino: 1 criança (0-12 anos), 52 pessoas (18-59 anos), 4 pessoas (60 anos ou mais)

*Pessoas adultas usuárias de drogas
39 pessoas

*Origem
1 cigano, 7 trecheiros (que estão passando pela cidade), 12 naturais de Jaraguá, 11 com algum tipo de vínculo com Jaraguá

*Nacionalidade
28 brasileiros e 1 haitiano

*Escolaridade
5 analfabetos, 56 com ensino fundamental, 6 com ensino médio

*Tempo de permanência na situação de rua
20 pessoas – menos de um ano
29 pessoas – de um a cinco anos
17 pessoas – mais de cinco anos

*Usuários atendidos pela primeira vez
34 pessoas, ou 53% das pessoas abordadas