Política

Diretoria da Avevi define novas pautas que serão encaminhadas pelos vereadores

6 MAI 2021 • POR Da Redação • 16h48

A Diretoria Executiva da Avevi e o Conselho Consultivo da entidade formado pelos presidentes das câmaras associadas realizaram uma reunião nesta quarta-feira (05) e definiram as próximas pautas que serão encaminhadas pelos vereadores. Planos Municipais de Saneamento Básico: Avaliação da biodiversidade aquática da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu; Ampliação nos atendimentos dos Postos de Saúde, melhorando a comunicação dos postos com os hospitais. 

Os planos serão tema da próxima assembleia dos vereadores no dia 02 de Junho. Os técnicos do Consórcio CIGAM/AMVALI serão convidados para fazer uma explanação sobre o novo Marco Legal do Saneamento Básico. A proposta é definir a implementação destes planos municipais e regionais de saneamento básico, com a busca de apoio técnico e financeiro junto ao governo federal para a execução dessa tarefa. Os vereadores destacaram durante a reunião que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada R$ 1 investido em saneamento, deverá ser gerada economia de R$ 4 com a prevenção de doenças causadas pela falta do serviço.

Sobre a Avaliação da biodiversidade aquática da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, a Comissão da Represa formada pela Avevi, que tem representantes das câmaras, Amvali e Comitê do Itapocu, está agendando reuniões para viabilizar os recursos necessários para este estudo. O projeto elaborado pela Univille está pronto para ser apresentado nestes encontros. Já a proposta de ampliar os atendimentos dos Postos de Saúde, melhorando a comunicação dos postos com os hospitais, será debatida com os técnicos destas unidades de saúde.

O Presidente da Avevi, vereador Lairton Muller de Corupá, destacou que estes temas vão merecer toda atenção dos parlamentares e das câmaras.

“Estamos muito focados nestes temas voltados para a saúde e meio-ambiente e queremos ampliar este debate de fundamental importância para a nossa população”.  A entidade vai continuar em contato com os órgãos governamentais para que as demandas encaminhadas até o momento sejam concretizadas. “Estamos vigilantes a estes pedidos que foram protocolados no governo do estado, e continuamos disponíveis para acolher as demandas oriundas de nossos associados”.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá