Geral

Barra Velha busca exemplo de Jaraguá para coleta seletiva

O Samae espera coletar mais de 8 mil toneladas de material reciclável em 2021

22 ABR 2021 • POR Janici Demetrio • 10h37

Integrantes da Secretaria de Assistência Social de Barra Velha, visitaram o Samae nesta semana. Eles conheceram a estrutura da autarquia e o programa de coleta e manejo dos resíduos sólidos do município - assumido pelo Samae em janeiro de 2018, para o gerenciamento dos serviços de coleta convencional (lixo comum) e seletiva (recicláveis), tanto na área urbana como na área rural. Também conheceram como atuam as 12 cooperativas de reciclagem credenciadas, que geram emprego e renda para aproximadamente 120 pessoas.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Segundo a gerente de resíduos sólidos do Samae, Morgana Decker, a coleta seletiva, além de evitar que os resíduos recicláveis sejam enviados para o aterro sanitário ou jogados diretamente na natureza “também apresenta um importante retorno social”.

Para a secretária de assistência social de Barra Velha, Olga de Souza Zimmermann, foi um aprendizado e tanto.

“Vamos começar do zero e será um grande desafio, mas pretendo adotar esse modelo na minha cidade”, disse.

Já o diretor da secretaria, Gean Guerreiro, destacou a proximidade dos dois municípios como um fator de identificação entre os moradores.

“20% da nossa população é de moradores de Jaraguá do Sul e isso é um fator positivo”, afirma.

E ressaltou os motivos para a escolha de Jaraguá do Sul como modelo nessa área.

“O Samae é referência nacional. Por isso viemos aprender com vocês”, elogiou.

Com a distribuição do “Saco Verde” (cerca de 200 mil por mês), Jaraguá do Sul separa 27% dos resíduos sólidos que gera. O Samae espera coletar mais de 8 mil toneladas de material reciclável em 2021.