Educação

Estudantes de medicina da Estácio auxiliam no monitoramento de pacientes com COVID-19 em Jaraguá

Alunos da disciplina Saúde da Família acompanham pacientes, via telefone, sob supervisão de professores

21 ABR 2021 • POR Janici Demetrio • 15h00

Um grupo de 65 alunos do curso de medicina da Estácio atua sob supervisão de professores no monitoramento, por telefone, de pacientes com Covid-19 em Jaraguá do Sul. No primeiro mês da parceria entre a instituição e a prefeitura, 923 pacientes foram acompanhados pelos futuros médicos. 
 
A Central de Orientação sobre o Coronavírus criada pela Prefeitura faz contato periódico (a cada 24 horas ou 48 horas) com os pacientes para verificar a situação em que eles se encontram e até agendar o teste de Covid-19.  Os dados apurados em cada atendimento abastecem o sistema municipal de controle de saúde e auxiliam no acompanhamento e na tomada de decisões para a gestão da pandemia. Os estudantes reforçam uma equipe que conta com enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e 18 médicos.
 
A professora do curso de medicina da Estácio, Rosana Mara da Silva, supervisiona os alunos envolvidos no projeto e diz que o principal benefício da parceria é possibilitar o aumento na cobertura de atendimento. Ela conta que atualmente a Central monitora 1.164 pessoas.

“O objetivo do contato periódico com os pacientes  é acompanhar a progressão da doença, identificar mudanças no quadro do paciente e contribuir para evitar o agravamento dos casos positivos”.

O serviço funciona todos os dias da semana, das 7h às 18h, pelo 0800-643-8089.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá