Saúde

Mais de 3,7 mil pessoas devem tomar a segunda dose contra covid nesta semana em Jaraguá

O retorno para completar a imunização fica agendado no momento em que a pessoa recebe a primeira dose

19 ABR 2021 • POR Janici Demetrio • 19h01

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem programados para esta semana em torno de 3.790 retornos para a dose complementar (D2) da vacina contra a covid-19.

Segundo a enfermeira supervisora de imunização, Ana Cristina Kneipp, 3.307 pessoas devem tomar a vacina da CoronaVac e 483 da AstraZeneca.

Além dos que estão programados até o sábado (24), também são aguardados os atrasados no cronograma da segunda dose, ou seja, os que já deveriam ter tomado a D2 em dias anteriores. São outras 552 pessoas.

O retorno para completar a imunização fica agendado no momento em que a pessoa recebe a primeira dose. A data está marcada na carteirinha de vacinação e é importante que a pessoa compareça no dia estabelecido.

“As pessoas devem ter a consciência de que somente com as duas doses a imunização vai estar completa e com a eficácia esperada”, salienta Ana Kneipp.

Mesmo com a segunda dose atrasada há alguns dias é importante o retorno, reforça a supervisora de imunização.

“A eficácia prometida foi determinada a partir de estudos com duas aplicações. Além de aumentar a proteção contra a covid-19, a segunda dose ajuda a prolongá-la”.

Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção pelo coronavírus, em comparação com pessoas que recebem as duas doses. Até por isso, esse indivíduo não contribui tanto para o controle da circulação do vírus.

Após a vacinação a imunidade vai levar de 15 a 30 dias após a segunda dose para atingir o seu máximo.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá