Geral

Estabelecimentos turísticos podem usar cadastros gratuitos para divulgação

Cadastur e Viaje+SC dão visibilidade aos estabelecimentos em todo o País e fora dele

10 ABR 2021 • POR Janici Demetrio • 15h30

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, por meio da Diretoria de Turismo, está solicitando a realização do cadastro gratuito nos sites cadastur.turismo.gov.br e viajemais.sc.gov.br a estabelecimentos de hospedagem, organizadores de eventos, transportadores de turismo, guias, restaurantes, bares e cafeterias do município. O Viaje+SC, além da visibilidade no estado, possibilita uma certificação internacional – o Safe Travels – aos locais que cumprem com as normas sanitárias de prevenção à covid-19. 

O Cadastur é do governo federal, do Ministério do Turismo, e dá ampla visibilidade aos estabelecimentos cadastrados. É obrigatório para sete categorias: acampamento turístico, meio de hospedagem (hotel, motel, pousada, pensão), organizadora de evento, parque temático, transportadora turística e guia de turismo.

A turismóloga da Diretoria de Turismo Denise Suelí Henn explica que, além de aparecer nas pesquisas de turistas interessados em conhecer Jaraguá do Sul, o cadastur é a principal ferramenta de pesquisa do Ministério do Turismo quando um município apresenta um projeto de turismo ao governo federal. Dessa forma, se o município tem vários estabelecimentos cadastrados, é mais fácil conseguir aprovação de projetos e  investimento federal em turismo na cidade.

O segundo site, Viaje+SC, da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), foi lançado no ano passado com o objetivo de fortalecer o mercado turístico interno em Santa Catarina. Por meio do cadastro no Viaje+SC e cumprindo com as regras sanitárias do estado, o estabelecimento terá direito ao selo Viaje+Seguro SC e Safe Travels, o que confirma o compromisso com as boas práticas de higiene e segurança sanitária para receber os turistas com todo o cuidado necessário. A Santur incentiva os turistas a dar preferência aos empreendimentos certificados pelo programa Viaje+Seguro SC.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

A diretora de Turismo Leila Modro cita que Jaraguá do Sul tem 12 hotéis e uma pousada registrados no sistema municipal, mas apenas um hotel se cadastrou no viajemais.sc.gov.br até o momento.

“Todos os estabelecimentos interessados em receber turistas podem se cadastrar gratuitamente. Isso ajuda o estabelecimento, aumentando sua visibilidade, ajuda o turismo em Jaraguá do Sul e garante as medidas de segurança nesse período de pandemia”, ressalta Leila.

Serviço 

Ambos cadastros são gratuitos

Cadastur (Cadastro do Ministério do Turismo)
Endereço: cadastur.turismo.gov.br
Obrigatório para: acampamento turístico, meio de hospedagem (hotel, motel, pousada, pensão), organizadora de evento, parque temático, transportadora turística e guia de turismo
Opcional para: restaurante, cafeteria, bar e similares, casa de espetáculos, centro de convenções, parque aquático, empreendimento de lazer, locadora de veículos para turistas
Vantagens: Estabelecimento fica visível no site do Ministério do Turismo para turistas em busca desses serviços. Município com vários cadastros tem mais chance de ter projetos e verbas aprovadas para o fomento do turismo.
Dúvidas: cadastursc@santur.sc.gov.br

Viaje+SC (Cadastro da Santur – governo do estado) selo Viaje+Seguro SC e Safe Travels
Endereço: viajemais.sc.gov.br
Por quê: Fortalecer o turismo interno em Santa Catarina. Certificar estabelecimentos comprometidos com as medidas de prevenção à covid-19. 
Não é obrigatório, mas vale fazer
Dúvidas: atendimento@santur.sc.gov.br