Saúde

Municípios encaminham pedido de compra de vacinas contra a covid-19

Ao todo, são 4,1 milhões de doses da Sputinik V, que deverão beneficiar 265 municípios

10 MAR 2021 • POR Janici Demetrio • 19h53

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) deu enorme passo visando a compra de vacinas em Santa Catarina. Nesta quarta-feira (10), em reunião com prefeitos, Federação formalizou a intenção de compra de 4,1 milhões de doses da Sputinik V, que deverão beneficiar 265 municípios. O ponto de partida para essas negociações foi a entrega, pelos municípios, da Carta de Intenções (Letter of Intention - LOI), onde cada um deles indicou a quantidade de vacinas que deseja comprar. Até agora, 233 municípios entregaram a LOI e a FECAM espera até quinta-feira (11) para receber as demais adesões.

Conforme dados da Fecam, cinco municípios da Região da Amvali participam da relação. Jaraguá do Sul tem interesse em adquirir 60 mil doses, Schroeder 5 mil, Corupá 5 mil, Massaranduba 6 mil e São João do Itaperiú 4 mil.

A FECAM não compra vacinas, ela gerencia o processo. Na sexta-feira (12) a Federação encaminhará toda a documentação à empresa internacional que distribui o medicamento. Em seguida, a empresa terá 72h para aceitar formalmente a proposta comercial, incluindo valores e prazos. Uma vez aceito o pedido, a empresa entregará a vacina em 15 dias úteis. O pagamento acontecerá somente após a chegada e liberação da vacina em território brasileiro.

Clique aqui para conferir a listagem dos municípios

“Hoje é um dia histórico para Santa Catarina, somos a primeira Federação de Municípios do Brasil a protocolar compra de vacinas. Nós acreditamos que o papel da FECAM é representar cada prefeito e prefeita, que têm enfrentado dificuldades nesse enfrentamento da pandemia e estão vendo pessoas morrendo. Só temos uma forma de superar tudo isso: vacinar a nossa população”, afirmou o Presidente da FECAM, Clenilton Pereira (Prefeito de Araquari).

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá