Variedades

Prefeitura de Jaraguá do Sul apoia ações para incentivar o turismo na região de Nereu Ramos

Além da Prefeitura, o Instituto Padre Aloísio Boeing, o Convention & Visitors Bureau e o Sebrae fazem parte do grupo

4 MAR 2021 • POR Redação • 12h00

O Grupo Liderança Positiva, está mobilizando a busca de ferramentas para fomentar o turismo nas regiões de Nereu Ramos, Ribeirão Cavalo e Ribeirão Grande do Norte. O grupo se reuniu remotamente nesta terça-feira (2), dando continuidade ao debate, com a participação de moradores, empresários do ramo hoteleiro, empreendedores e produtores artesanais.

A ideia é aproveitar o turismo religioso, a cultura italiana, a culinária local, bem como a paisagem das propriedades rurais, dos casarões antigos e das montanhas que cercam as localidades. Além da Prefeitura, o Instituto Padre Aloísio Boeing, o Convention & Visitors Bureau e o Sebrae fazem parte do grupo.

“Já foram feitas algumas reuniões e nesse período, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação está orientando sobre a necessidade de organização formal dos empreendedores, por meio de associação ou com MEI individual para se pensar em algo maior”, explica a diretora de Turismo, Leila Modro.

Também foram orientados quanto às questões legais de Vigilância Sanitária.

Já na reunião desta terça-feira, segundo Leila Modro, foi discutido que o próximo passo será regularizar todos os interessados em participar da proposta e encontrar um local para que estes empreendedores possam expôr e comercializar os seus produtos.

O turismo religioso está sendo o carro-chefe do turismo na região de Nereu Ramos. Inaugurada em 1952, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário é o terceiro templo católico do bairro, e foi idealizada pelo Padre Antônio Echelmeyer (SCJ), que atuou na comunidade por cerca de 40 anos. Faleceu em 1985 e seu corpo está sepultado no interior da igreja. O templo se destaca pelo altar-mor e as várias imagens sacras, púlpito, mezanino e demais afrescos.

É no jardim lateral da igreja que está sepultado o corpo do Padre Aloísio Boeing (SCJ), que morreu em 17 de abril de 2006. Seu túmulo tornou-se um lugar de peregrinação e a casa onde viveu e faleceu, local de visitação. As celebrações realizadas na igreja tem atraído fiéis de todas as regiões do País e até mesmo do exterior, uma vez que encontra-se em processo de beatificação do Servo de Deus, Padre Aloísio. No dia 17 de cada mês, acontecem missas pela beatificação do Padre Aloísio, às 15h e às 20h. Caso a data caia aos sábados ou domingos, as celebrações acontecem às 15h e 19h.