Saúde

Central do Coronavírus de Jaraguá também já atende pelo whatsapp

A plataforma entra em atividade num momento em que o serviço 0800 da Central de Orientação sobre o Coronavírus mostra sinais de sobrecarga

26 FEV 2021 • POR Janici Demetrio • 19h04

Devido ao aumento significativo de ligação ao para o serviço 0800-643-8089, a coordenação da Central de Orientação sobre o Coronavírus da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul já colocou à disposição da comunidade o atendimento via whatsapp pelo número 47-2106-8448.

“Através deste canal, a população vai poder mandar uma mensagem como faz com outros contatos seus. A partir daí, o munícipe passa receber mensagens automáticas até um determinado ponto quando ela passará a ser atendida por um dos nossos atendentes”, explicou a coordenadora de Central, a enfermeira Denise Thum.

Ela acrescenta que neste menu inicial das mensagens automáticas do whatsapp vai ser possível fazer um filtro e direcionar o atendimento solicitado pelo cidadão ou cidadã.

“Por exemplo: se esta pessoa entrou em contato conosco porque está com sintoma, se teve contato com outra pessoa positiva para a covid-19, porque está aguardando resultado do exame, ou simplesmente se está em monitoramento e gostaria de passar informações sobre mudança do quadro dela. Enfim, situações que a gente pode automatizar até o momento em que precisar falar com um dos nossos atendentes”

É importante frisar que mesmo com adoção da plataforma virtual o serviço 0800 será mantido.

“Até porque algumas pessoas não vão de adaptar com a tecnologia do whatsapp e querem conversar mesmo pelo telefone. O canal no whatsapp seria mais uma opção que pretende agilizar porque por ali a gente pode fazer todo o atendimento, inclusive envio de documentos nesta mesma plataforma e isso vai nos ajudar muito internamente até com o resguardo das informações transmitidas” argumentou a coordenadora.

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Já o secretário municipal de Saúde, Alceu Moretti, acredita que neste momento de agravamento da pandemia, a adoção da plataforma digital será fundamental importância na assistência da comunidade.

“Já havíamos cogitado a adoção deste sistema e após uma fase de testes e estudos resolvemos colocá-lo no ar. É mais uma forma do munícipe buscar atendimento precoce o que não deixa de ser de suma importância nesta atual fase da crise”, ponderou.

A plataforma entra em atividade num momento em que o serviço 0800 da Central de Orientação sobre o Coronavírus mostra sinais de sobrecarga. A média diária saltou de 80 chamadas em setembro de 2020 para atuais 150 telefonemas, mas na última segunda-feira (22) o pico chegou 274 atendimentos somente de pessoas sintomáticas.