Geral

SC tem previsão de chuva intensa no fim de semana

Alerta segue especialmente de Laguna a Itapoá, médio e baixo Vale do Itajaí

26 FEV 2021 • POR Janici Demetrio • 17h21

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta, na tarde desta sexta-feira (26), para risco de chuva intensa e volumosa no fim de semana em algumas regiões do Estado. 

Conforme previsão da Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições do clima em SC, há risco de pancadas de chuva, forte em alguns momentos, com trovoadas isoladas e totais elevados em curto intervalo de tempo, em média de 50 a 70 mm e pontuais acima de 100 mm, no litoral, especialmente de Laguna a Itapoá, médio e baixo Vale do Itajaí.

Essa condição deve ser mais intensa no fim de semana, com chuva mais persistente no domingo (28). Por conta disso, a Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos. Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, a alta pressão no litoral sul do Brasil e formação de uma baixa pressão no litoral de São Paulo com deslocamento para o litoral de Santa Catarina no domingo (28), favorecem a circulação marítima no Estado (ventos que trazem umidade do mar para o continente).
 
A previsão indica ainda que os primeiros dias de março terão chuva mais frequente, em forma de pancadas com temporais localizados, por vezes com totais elevados, devido a aproximação de uma frente fria na quarta-feira (3) e cavados (áreas alongadas de baixa pressão) na quinta, sexta e sábado da próxima semana. De 8 a 12, a chuva deve diminuir em SC, com menores acumulados. A temperatura estará elevada em boa parte dos dias, sobretudo no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá