Geral

Almoxarifado da Prefeitura de Jaraguá distribui materiais indispensáveis durante pandemia

27 FEV 2021 • POR Janici Demetrio • 10h00

Em tempos de unidades de saúde cheias para atendimento de pacientes covid, ter medicamentos ou materiais de proteção individual pode ser a diferença entre a vida e a morte. O Almoxarifado Central da Prefeitura de Jaraguá do Sul tem realizado um papel fundamental nisso. Desde o início do ano passado, os almoxarifados da Secretaria de Saúde, da Assistência Social e do Administrativo da Prefeitura foram centralizados em um Almoxarifado Central amplo, na Rua Marina Frutuoso – Centro, com ambiente climatizado e monitorado por câmeras. A carga e descarga de materiais foi otimizada, o controle do estoque é feito de forma mais organizada e um sistema de leitura de código de barras está em processo de adaptação para haver ainda mais controle. Aventais, máscaras, álcool em gel e medicamentos usados no tratamento dos sintomas de covid. Tudo o que é usado pela rede municipal de saúde passa pelo almoxarifado. Mas não é só a Secretaria de Saúde que tem seus materiais guardados lá. Toda a prefeitura conta com o departamento.

O chefe do Almoxarifado Central, Reginaldo Panstein, explica que o espaço é duas vezes maior com relação ao local anterior: algumas salas dentro do Centro Administrativo Municipal. O novo espaço facilita a percepção visual de quando está no momento de solicitar algum material, para repor o estoque.

“Controlamos aqui entrada e saída de mais de 1,7 mil itens diferentes, entre material de expediente, impressos, material de limpeza, EPIs como aventais, máscaras, material de manutenção hidráulica e elétrica e material de odontologia. Manter tudo isso organizado, controlar e registrar origem e destino é fundamental, para não deixar nenhum setor desabastecido”, detalha Panstein. 

Além dos materiais citados, há um almoxarifado separado que é o dos medicamentos que são distribuídos na Farmácia Básica, na Farmácia Especializada (que funciona na parte da frente do prédio) e nos dispensários de medicamentos de unidades de saúde do município, incluindo medicamentos utilizados contra a covid. No total, são mais de 190 tipos diferentes de remédios e outros itens que são organizados no almoxarifado de medicamentos. O estoque é a garantia de aproximadamente 30 dias de abastecimento de remédios para todas as unidades. 

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá