Saúde

Jaraguá do Sul inicia a vacinação contra a Covid-19

Cinco profissionais que atuam na linha de frente no combate à doença receberam as primeiras doses da vacina, na manhã desta quarta-feira.

20 JAN 2021 • POR Janici Demetrio • 10h52

Iniciou nesta quarta-feira (20), às 8h30, a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Jaraguá do Sul. Cinco profissionais do Hospital São José foram escolhidos para receber as primeiras doses.

O prefeito Antídio Aleixo Lunelli abriu o ato simbólico agradecendo o trabalho que vem sendo feito pelos profissionais da saúde no enfrentamento à doença.

“É um momento muito especial, pois começamos a imunizar quem está cuidando da saúde das pessoas do nosso município, depois de dez meses dessa pandemia que abalou o mundo”, resumiu Lunelli.

O médico clínico geral Cristóvão Baptista, de 61 anos, foi o primeiro imunizado em Jaraguá do Sul. Com atuação há 35 anos em Jaraguá e região, o médico disse estar muito emocionado.

“Hoje é um dia histórico. Eu acredito na ciência, acredito na vacina como o melhor meio de prevenção. Estou muito feliz em ter contribuído para isso”, disse o médico.

Variante britânica do novo coronavírus é detectada em 60 países

Em seguida, foram imunizadas quatro mulheres. A fisioterapeuta Beatriz Bauer Kirsten, a técnica de enfermagem Iracema Soul, a enfermeira Ananda Viecieli Fernandes e a auxiliar de higienização da UTI Covid Odalkys Del Valle Martinez Rausseo. A venezuelana Odalkys Rausseo, que mora no Brasil há dois anos e há nove meses em Jaraguá do Sul, declarou estar feliz por ser a primeira do setor de higienização a ser imunizada contra a Covid-19.

“Eu só quero que a vacina chegue logo para todas as pessoas e assim possamos acabar com esta pandemia. Todos queremos que isso acabe”, enfatizou.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, disse que a vacina representa a esperança de uma vida normalizada.

“Esperamos que 2021 seja diferente e que grande parte da população seja imunizada”, comentou.

A presidente do Comitê de Combate ao Coronavírus, Emanuela Wolf, disse estar aliviada com a chegada da vacina, mesmo sabendo que as medidas de prevenção ainda devem ser mantidas. Ela agradeceu o trabalho dos profissionais da saúde e lamentou que nestes dez meses de pandemia muitas vidas foram perdidas.

“Estamos esperando que em breve venham mais doses da vacina para podermos fazer que Jaraguá do Sul possa voltar à normalidade e que possamos conviver com a Covid-19, assim como convivemos com outras doenças”, disse ela.

O município de Jaraguá do Sul recebeu nesta primeira etapa 1.322 doses da vacina, sendo que 1.195 serão aplicadas nos profissionais da saúde e 127 doses serão destinadas aos idosos que residem nos asilos existentes no município. As vacinas serão aplicadas nos locais de trabalho destes profissionais e os idosos receberão as equipes de imunização nas instituições em que residem.

Para ficar bem informado entre no grupo do WhatsApp da Rádio Jaraguá e receba as notícias.