Economia

Grupo Malwee completa 115 anos

História de sucesso, que iniciou no dia 6 de janeiro de 1906, com a então Firma Weege, está sendo administrada pela quarta geração da família

6 JAN 2021 • POR Janici Demetrio • 11h34

Nesta quarta-feira (6) a firma Weege, hoje Grupo Malwee, celebra 115 anos de fundação. História de sucesso, que iniciou no dia 6 de janeiro de 1906 e que está sendo administrado pela quarta geração da família.

Muito antes do início da Malwee Malhas, a família Weege possuía atividades industriais e comerciais. Fundada por Wilhelm e Bertha Weege, tinha como principais atividades o comércio, queijaria e açougue. Em 1948, passou a ser Sociedade Anônima sob a direção do filho, Sr. Wolfgang Weege. Este foi um período de modificações, em que a empresa foi ampliada com a aquisição de um frigorífico e laticínios.

Em 1950, Wolfgang construiu um posto de gasolina com loja de conveniência, considerado uma inovação para a época. Na década seguinte, o comércio foi modernizado e transformado em uma grande loja de departamentos. O frigorífico foi fechado e, após muitas pesquisas e visitas, surgiu a ideia de ocupar o espaço com uma nova indústria, optando-se, então, pela implantação de uma empresa têxtil. Alguns prédios foram reformados e adaptados para o início da nova atividade. O desafio inédito para a família tomou formas juntamente com a fábrica em todos os seus processos produtivos: Malharia, tinturaria, estamparia, corte, costura e expedição. Era o início das atividades de moda da Malwee, em 04 de julho de 1968, marcando o começo de uma nova geração comercial e industrial na cidade. A empresa possuía apenas quatro parceiros e, desde lá, a qualidade em todas as relações é um dos principais valores da empresa. 

Na década de 80 Wandér Weege assumiu os negócios da família. Em 2011, Guilherme Weege assumiu a presidência da empresa e levou a indústria para o varejo.

Ética, qualidade e respeito às pessoas são valores que acompanham a empresa ao longo destes 115 anos. Para o CEO do Grupo Malwee, Guilherme Weege, quando este propósito e estes valores são verdadeiros, a essência não se perde, passam décadas e os valores ficam. “É algo que é exercitado diariamente, nosso cuidado com o meio ambiente, com a sociedade, as ajudas ao próximo são justamente o que nos fazem mais fortes” afirma. 

A empresa familiar se destaca pelo pioneirismo e notória atuação no campo da sustentabilidade, incorporando tecnologias e processos inovadores que vão do reaproveitamento de garrafas PET como matéria-prima ao reuso de até 200 milhões de litros de água por ano no processo produtivo. Segundo o CEO da empresa, o Grupo Malwee foi fundado já com a visão e posicionamento de qualidade superior nos seus produtos. A durabilidade sempre foi perseguida como um mantra principal da Companhia, e dali surgiram muitos investimentos e inovações. “A moda está mais descartável e o planeta não comporta hoje um consumo desenfreado sem olhar para as consequências diretas para a sociedade. Por este motivo e com este propósito, lideramos o setor na busca por produtos cada vez melhor construídos, com olhar para insumos, descarte e em especial tecnologia de ponta. Estamos incluindo cada vez mais o consumidor nesta jornada, pois é através dele e das suas escolhas que toda a indústria vai mudar” finaliza o CEO.