Geral

Defesa Civil monitora alerta para deslizamentos em Jaraguá do Sul

Nas últimas horas, de acordo com o Diretor de Proteção e Defesa Civil, Hideraldo Colle, foram registrados três atendimentos, em três bairros distintos

7 DEZ 2020 • POR Janici Demetrio • 12h16

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul está monitorando o nível da chuva registrada nos últimos dias na cidade. Foram 49mm de precipitação registrados nas últimas horas, sendo que o acumulado dos últimos três dias já chegou a 121mm, requerendo atenção da comunidade e acionando o alerta para riscos de deslizamentos na cidade. A situação está sendo monitorada pelos profissionais da Defesa Civil local.

Nas últimas horas, de acordo com o Diretor de Proteção e Defesa Civil, Hideraldo Colle, foram registrados três atendimentos, em três bairros distintos. “Atendemos duas quedas de árvores, uma no bairro João Pessoa, na EMEB Machado de Assis (à esquerda) e outra no Chico de Paulo (à direita). Além disso, uma movimentação de terra foi registrada em uma casa no bairro Czerniewicz, na região da Tifa da Pólvora”, afirmou.

Ele ainda ressalta que o risco de alagamentos e inundações está afastado, por ora, em Jaraguá do Sul, dado o volume de chuva registrado nos últimos três dias. “Apesar dos registros consideráveis, hoje temos uma boa estrutura de drenagem pluvial e obras realizadas para minimizar os impactos dos temporais e chuvas constantes. Estamos monitorando os rios frequentemente e situação segue controlada”, disse Colle.

O gerente da Defesa Civil municipal, Marcelo Ludvichak, ainda ressalta a importância da manutenção constante dos sistemas de drenagem dos terrenos e dos imóveis, tendo em vista o volume de chuva esperado entre os meses de outubro e fevereiro na região. “Esse tipo de manutenção preventiva, em muitos casos, evita alagamentos nas residências e deslizamentos de terra. Aliado aos trabalhos da Prefeitura, os cuidados dentro de casa são fundamentais para impedir acidentes”, pontuou.

P acionamento da Defesa Civil, pelo telefone 199, é recomendado em casos de inclinação de postes e árvores, movimentação de rochas e terra próximo de residências e aparecimento de rachaduras em muros e paredes. Em caso de tempestades com raios e ventos fortes, recomenda-se buscar abrigo longe de árvores, postes, placas, e de outros objetos que possam ser arremessados pela força do vento. Em local abrigado, deve-se ficar longe de aparelhos eletrônicos, sendo o banheiro de alvenaria um local considerado seguro.