Jaraguá do Sul

Jaraguá em estado de alerta pela Defesa Civil

A cidade registrou maior volume de chuva do Estado em 24 horas; alerta para deslizamento está no nível muito alto

27 NOV 2020 • POR Gustavo Henrique Reif • 13h59

A Defesa Civil Estadual emitiu a pouco estado de alerta para a região de Jaraguá do Sul com pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, rajadas de vento e possibilidade de alagamentos pontuais.  O alerta para deslizamenento segue no nível muito alto (Confira nos mapas abaixo).  A informação é válida pelas próximas três horas e envolve cidades do Litoral Norte, Grande Florianópolis, Baixo, Médio e Alto Vale do Itajaí. O mapa de precipitação acumulado das 7 horas da manhã de ontem (26) até as 7 horas da manhã de hoje (27) aponta o município de Jaraguá do Sul com mais chuva no Estado para o período. Foram 124 milímetros em apenas 24 horas, enquanto a média mensal para o mês todo na região gira em torno de 300 a 400 milímetros. Por causa da precipitação, a região está em alerta a partir das 12 horas de hoje (27) até as 6 horas de amanhã (28). 

Apesar de tamanha chuva, houve apenas um registro de alagamento de via pública na Rua Ernesto Lessman, no Vila Lalau, durante a madrugada, segundo o gerente da Defesa Civil municipal,  Marcelo Ludvichak. “Pelo volume de chuva, tivemos pouca ocorrência, o que é devido ao trabalho preventivo desenvolvido na cidade”, avalia. Ainda de acordo com o gerente, de outubro até fevereiro são os meses com histórico de muita chuva na região, então, recomenda-se a manutenção e limpeza de calhas e do sistema de drenagem dos terrenos, o que evita alagamentos e deslizamentos.

Por causa do volume de chuva no curto espaço de tempo, a Defesa Estadual classifica o risco de deslizamento no nível muito alto para a cidade. O relatório emitido é das 13h25 e a recomendação envolve o acionamento da Defesa Civil municipal, pelo fone 199, em casos de inclinação de postes e árvores, movimentação de rochas e terra próximo de residências e aparecimentos de rachaduras em muros e paredes.