Geral

Fujama vai enviar três cobras corais e 14 ovos para o Instituto Butantan

Uma das cobras que está no aquário da Fujama botou 14 ovos. Conforme o Biólogo, Christian Lempek o fenômeno é raro, pois as condições de umidade e temperatura oferecidas pelo cativeiro não são as ideais para a procriação.

19 NOV 2020 • POR Janici Demetrio • 12h31

O biólogo da Fujama Christian Lempek se surpreendeu na tarde dessa quarta-feira (18) com uma novidade no aquário onde ficam as cobras da fundação. Uma delas – coral verdadeira – botou 14 ovos. Lempek explica que o fenômeno é raro, pois as condições de umidade e temperatura oferecidas pelo cativeiro não são as ideais para a procriação. “Normalmente, na natureza, as cobras colocam ovos em buracos, formigueiros, restos de tronco de árvore, locais mais úmidos e frios. Ficamos surpresos ao ver os ovos dentro do aquário”, relata o biólogo. 

Agora os ovos serão deslocados para uma caixa escura e nas condições ideais de que necessitam, conforme orientação do Instituto Butantan. O instituto já havia entrado em contato com a Fujama para que a fundação enviasse as cobras corais verdadeiras para São Paulo. Agora, além das três corais verdadeiras, irão também 14 possíveis filhotes, que serão cuidados e estudados pelo instituto e também servirão para a produção de soro antiofídico.

Lempek explica que o envio acontecerá provavelmente na semana que vem, pois há várias etapas a cumprir quando se transporta animais como esses. “É necessário atestado de saúde emitido por médico veterinário, o transporte precisa seguir padrões rígidos e precisamos nos deslocar até o aeroporto de Joinville, de onde partirão as cobras. Faremos tudo isso pela ciência e para auxiliar o instituto na produção de soros”, explica o biólogo. 
Curiosidade- Reprodução das cobras, ovos x filhotes

A reprodução das cobras é sexuada, ou seja, é necessário um macho e uma fêmea para que haja a fecundação. Normalmente, na natureza, as cobras adultas se reproduzem uma vez por ano. Cobras como a coral e a dormideira procriam por meio de ovos. Eles ficam em incubação por cerca de dois meses. Só então os filhotes nascem. Já as serpentes como jiboia e jararaca dão à luz diretamente os filhotinhos, que já saem se arrastando, prontos para viver solitariamente.