Vídeo de campanha de conscientização no trânsito, feita em 2018, volta a circular nas redes sociais

A ação ocorreu em maio de 2018, quando em confronto entre Atlético Paranaense e Atlético Mineiro na Arena da Baixada o goleiro Santos, do time da casa, ficou mexendo no celular dentro de campo.

19 NOV 2020 • POR Janici Demetrio • 09h44

Voltou a circular nas redes sociais o vídeo de uma campanha de conscientização no trânsito feita pela Uber em parceria com o Atlético PR em 2018, com o objetivo de chamar a atenção sobre o uso do celular ao volante. 

A ação ocorreu em maio de 2018, quando em confronto entre Atlético Paranaense e Atlético Mineiro na Arena da Baixada o goleiro Santos, do time da casa, ficou mexendo no celular dentro de campo.

A atitude foi flagrada por torcedores no estádio e publicada na internet, ganhando as redes imediatamente. Posts indignados, memes, montagens, nos programas esportivos da noite, o assunto era um só: o goleiro distraído com o celular.

A polêmica ganhou tamanha proporção, que o Atlético PR convocou uma coletiva de imprensa para o dia seguinte. Diante de jornalistas dos maiores veículos do país, o goleiro Santos explicou que entendia a indignação de todos em relação a sua atitude. Mas que gostaria que essa indignação também se manifestasse em relação aos motoristas que usam o celular enquanto dirigem. Celular em campo não pode, e ao volante também não.

Foi revelado então, que o goleiro no celular era resultado de uma ação da Uber para a campanha do Maio Amarelo (segurança no trânsito). O objetivo era chamar a atenção para a causa da maior parte dos 400 mil acidentes que acontecem todos os anos nas estradas do Brasil, matando mais de 54 mil pessoas. A notícia se espalhou pela mídia, chamando a atenção de todos para a necessidade urgente de acabar com o hábito de usar o celular ao volante. E o goleiro Santos passou de vilão em campo a herói, ao defender a bandeira de um trânsito mais seguro.