Geral

Massaranduba completa 59 anos  

O município é conhecido como a capital do arroz e tem uma economia bastante diversificada.

11 NOV 2020 • POR Janici Demetrio • 11h09

Massaranduba completa nesta quarta-feira (11) 59 anos de emancipação político-administrativo. Com uma área territorial de 374 km² e com aproximadamente 15 mil habitantes, o município também é conhecido como a capital do arroz e tem uma economia bastante diversificada.

Em 1961 foi publicada a lei estadual nº746, que emancipava Massaranduba. Nessa época a cidade foi denominada Adolfo Konder, mas por meio de abaixo assinado foi rebatizado com o antigo nome e recebeu um prefeito provisório, Ricardo Witte. A primeira eleição foi em outubro de 1962, onde foi eleito o prefeito Emílio Manke Junior. O nome Massaranduba foi dado devido à grande quantidade de árvores maçaranduba existentes na cidade. Estas árvores fornecem madeira de cor vermelho-escura, é dura e homogênea destacando-se por sua resistência à umidade.  

Massaranduba nasceu do povoamento de imigrantes vindo de vários países europeus. As primeiras famílias que chegaram ao municio eram alemães. Isso ocorreu em 1870. Já em 1877, se instalaram os primeiros italianos. Aproximadamente 10 anos depois, em 1880, a região abrigou os primeiros poloneses.