Educação

Cedup de Guaramirim é inaugurado

Será o primeiro centro de educação da rede estadual com curso profissionalizante também para a população

9 NOV 2020 • POR Da Redação • 17h58

A governadora Daniela Reinehr e o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, inauguraram nesta segunda-feira, 9, o Centro de Educação Profissional (Cedup) Perfeito Manoel de Aguiar, em Guaramirim. A construção da unidade teve investimento de R$ 10,1 milhões e marca o primeiro centro de educação da rede estadual com curso profissionalizante para os alunos de ensino médio e também para a população da região. 

“A comunidade esperou muito por essa obra extremamente importante e especial para a região. Para os jovens vai agregar muito em valor em vivência e conhecimento.  Toda vez que conseguimos investir em educação, toda vez que temos a oportunidade de incentivar, capacitar, fomentar e levar um ensino de qualidade é muito gratificante. Isso não é um gasto e sim investimento de um futuro cada vez melhor,” disse a governadora, enfatizando que a formação dos jovens no ensino técnico e profissional também irá contribuir para desenvolver ainda mais a economia pujante da região. 

A infraestrutura do Cedup tem 12 salas de aula, bloco administrativo, auditório, ginásio de esportes, refeitório e biblioteca. Também conta com sete laboratórios equipados, sendo dois específicos para área técnica, que poderá atender até 1.500 alunos de ensino médio, cursos técnicos e cursos profissionalizantes, os quais poderão ser abertos para população.

"O jovem que entrar nesse Cedup terá três anos de formação técnica com uma base para que estejam prontos para o mundo do trabalho. Com essa preparação, os estudantes terão mais oportunidades e poderão elaborar os seus projetos de vida. Era uma obra muito esperada pela comunidade e que poderá atender os alunos a partir do próximo ano letivo", destaca o secretário de Estado da Educação.

Governadora garante continuidade das obras de duplicação do trecho estadualizado da BR 280

Ensino profissionalizante como diferencial para a comunidade

A unidade oferecerá o curso técnico de nível médio em Administração, escolha feita a partir de pesquisa de interesse junto à comunidade. O centro de educação deve contribuir com a formação dos jovens e prepará-los para o mercado de trabalho da região, que tem forte atividade econômica industrial e comercial. 

Para os laboratórios de tecnologia, o Cedup recebeu 60 computadores, três projetores e lousa digital, com investimento que somou R$ 224 mil em equipamentos. A unidade também recebeu mobiliários como sofás de dois e três lugares, banquetas para os laboratórios e cadeiras.

A estudante da Escola Alvino Tribess, de Jaraguá do Sul, Letícia Poltronieri, esteve no Cedup nesta tarde, pois estava ansiosa para conhecer a estrutura. “Fiquei impressionada com as salas de aula e com os laboratórios. Tudo de muita qualidade. Com certeza, este local será de muitas oportunidades e vai abrir muitas portas para os jovens da região no mercado de trabalho. Eu serei uma das estudantes, e vou me dedicar para obter todos os conhecimentos possíveis.” 

Investimento

O investimento na obra teve recursos próprios da Secretaria de Estado da Educação (SED), do programa Pacto pela Educação e do Convênio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As estruturas do Cedup e do ginásio somam 5.529 metros quadrados de área construída próximo ao km 53 da BR-280, no Bairro Avaí, em Guaramirim.

Também acompanharam a inauguração o deputado federal, Coronel Armando, deputados estaduais Sargento Lima e Vicente Caropreso, os secretários de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira,  o secretário adjunto da Educação, Vitor Fungaro Balthazar e o coordenador regional de Educação de Jaraguá do Sul, Fernando Alflen. 

Quem foi Perfeito Manoel de Aguiar?

O nome do Cedup é uma homenagem a Perfeito Manoel de Aguiar, que nasceu em Itajaí em 1892 e com 20 anos mudou-se para o Distrito de Bananal, hoje município de Guaramirim. Sempre exerceu a função de lavrador e esteve envolvido com as ações da igreja, fazendo parte da construção da Igreja Matriz e da Capela Santos Anjos no Bairro Avaí.

Casou-se com Deartina Bernadina da Rocha, com quem teve 13 filhos. Quando estava mais velho, incentivou os filhos a doarem uma área de terra para a construção de uma escola, pois a unidade mais próxima ficava a quatro quilômetros de distância do bairro. No local foi criada, então, a EEB Alfredo Zimmermann.

Dois filhos seguiram, posteriormente, na vida pública. Um deles adquiriu, durante o mandato, uma área de terra às margens da BR-280 e construiu o Parque Municipal de Eventos Perfeito Manoel de Aguiar. Anos depois, neste terreno foi construído o Cedup de Guaramirim.