Corupá

Comunicado de interesse público: cuidados com a Dengue e Coronavírus no Finados

Os agentes epidemiológicos estarão nos cemitérios, na próxima segunda-feira (2), para monitoramento e apoio para conter aglomerações

28 OUT 2020 • POR Da Redação • 13h40

A Secretaria de Saúde de Corupá indica alguns cuidados aos moradores que irão realizar visitas nos cemitérios da cidade durante o Finados. É necessário que todos colaborem com ações para prevenir o contágio do Coronavírus e também em cuidados contra a Dengue.

Os agentes epidemiológicos estarão nos cemitérios, na próxima segunda-feira (2), para monitoramento e apoio para conter aglomerações. Os casos de Covid-19 têm aumentado nos últimos dias na região e é preciso esforços para conter a transmissão. A população deve respeitar as regras sanitárias e o uso obrigatório da máscara. Opte em fazer a visita em outro horário, caso encontrar o cemitério muito cheio no Finados. 

Os fiscais ainda trarão dicas de cuidados em como evitar água parada em recipientes como vasos e flores - para impedir que surjam novos focos positivos de dengue no Município.

Os cemitérios municipais também passam por roçada e limpeza ao longo dos últimos dias.

Cuidados com o Coronavírus no Finados:

         Aproveite o fim de semana para visitar o cemitério e evitar que todos compareçam no mesmo dia;          Limpe os jazigos até no máximo o dia 30 de outubro;          No dia da visita, evite tocar em qualquer superfície e, principalmente, evite apertos de mãos e abraços;          Use máscara - o uso é obrigatório no município, mesmo ao ar livre;          Obedeça ao distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas e evite aglomeros;          Não fique muito tempo no local: a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC recomenda não ultrapassar de 45 minutos o tempo da visita;          As barracas de flores devem estar distanciadas uma das outras em pelo menos dois metros e devem estar disponibilizando álcool gel 70% aos clientes;          Pessoas com sintomas gripais devem ficar em casa;          Pessoas do grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas) devem evitar a circulação nos cemitérios;          Tente levar sua própria garrafinha com álcool gel 70%;          Não se esqueça da etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar, use lenço ou cubra a boca com o braço - nunca com as mãos.

Dicas de prevenção contra a Dengue:

         Utilize vasos/recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais;          Mantenha o nível de areia até a borda do vaso, evitando o acúmulo de água;          Dê preferência às flores artificiais. Nesse caso, ao invés de areia, podem ser utilizadas pedras, que facilitam o escoamento da água;          Retire o plástico que envolve, na maioria das vezes as flores, o vaso ou buquê, que pode favorecer o acúmulo de água;          Elimine pratos e ‘cachepots’, que também acumulam água;          Ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp!