Geral

Venezuelanos pedem ajuda financeira em ruas de Jaraguá

Secretaria de Assistência Social afirma que doações em dinheiro, roupas e comida dificultam as ações das políticas públicas e não resolvem a situação, sendo o atendimento do Serviço Especializado em Abordagem Social mais eficaz.

17 SET 2020 • POR Da Redação • 11h12

Nos últimos dias, tem sido comum avistar nos semáforos de Jaraguá do Sul estrangeiros com cartazes em busca de emprego e ajuda financeira, sobretudo venezuelanos, que vieram ao Brasil em busca de melhores condições de vida.

Conforme a Secretaria de Assistência Social e Habitação, o município conta com uma equipe técnica preparada para o atendimento de pessoas em situação de rua e que deve ser acionada pelo fone de plantão 9 9930-1247, em caso de necessidade. A pasta ressalta ainda, que doações em dinheiro, roupas e comida dificultam as ações das políticas públicas desta natureza e não resolvem a situação, sendo o atendimento do Serviço Especializado em Abordagem Social mais eficaz.  

A ação dos profissionais busca integração, inserção no mercado de trabalho, promoção do autocuidado, independência e, quando possível, restabelecimento dos vínculos familiares. Quando há aceitação, ocorre, inclusive, encaminhamento à Casa de Passagem, com acolhimento emergencial e provisório para pessoas em situação de rua. O Serviço Especializado em Abordagem Social funciona das 8h às 21h30, de segunda a sexta-feira e com plantão 24 horas aos fins de semana pelo fone 9 9930-1247.