Saúde

Central de Orientação sobre o Coronavírus tem média de 100 ligações diárias

A Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089) estará em funcionamento no feriado de 7 de setembro, das 7h30 às 18 horas

1 SET 2020 • POR Da Redação • 13h37

A Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089), que atende de domingo a segunda, das 7h30 às 18 horas, conta com 10.471 atendimentos, dos quais 8.055 de teleatendimentos médicos. A procura pelo serviço tem diminuído nas últimas semana, assim como o painel covid, que registra queda na procura por atendimentos, casos suspeitos de covid-19 e na curva de contágio, porém mantém uma média de 100 ligações diárias.
 
 Desde a sua criação, em 20 de março, o espaço passou por série de modificações e ampliações.  O serviço, que inicialmente contava com quatro atendentes passou a ter seis servidores a partir de agosto. Os espaços físicos do atendimento médico, hoje com 34 profissionais envolvidos (desses, 09 são médicos), até então separados, foram agrupados, facilitando a comunicação de todos que atuam na Central de forma mais rápida e compartilhada.
 
De acordo com a coordenadora da Central, Denise Thum, as alterações proporcionaram um local maior e mais ventilado, dentro das regras de segurança sanitária estabelecidas em tempos de pandemia.
 
A mudanças no setor precisam ser rápidas, acompanhando as evolução diária da doença. “Hoje, a maior parte de nossa demanda no 0800 são oriundas de positivados e precisam de avaliação ou reavaliação médica, ampliação do prazo de atestados mas, no decorrer deste tempo, já tivemos outras, como orientações em como proceder em relação à prevenção e vigilância sanitária, por exemplo”, lembra. Também houve denúncias de aglomerações, de pessoas que positivaram e não  mantiveram o isolamento necessário. As denúncias desta natureza seguem para providências da Vigilância Sanitária, via Ouvidoria do SUS (0800 642 0136).

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp!