Corupá

Águas de Corupá inicia “caça” a vazamentos em tubulações do Município

Será o maior serviço de rastreamento já realizado em Corupá, segundo o presidente da autarquia, Renato Lira

6 AGO 2020 • POR Da Redação • 14h51

Na próxima semana, a autarquia Águas de Corupá – responsável pelo serviço de manutenção e abastecimento de água do Município – vai iniciar uma “caça” à vazamentos em tubulações de todas as regiões da cidade. O objetivo é reduzir o desperdício de água. Segundo o presidente da autarquia, Renato Lira, este será o maior trabalho de rastreamento já realizado em Corupá.

Os serviços serão realizados pela equipe da própria Águas de Corupá e ocorrerão durante as madrugadas. Portanto, a população não precisa se preocupar caso ver funcionários da autarquia nas ruas durante a noite.

As equipes vão utilizar um equipamento chamado geofone, um tipo de aparelho eletrônico que detecta vazamentos ocultos e subterrâneos, sem a necessidade de quebrar as vias. Ele funciona como uma espécie de ultrassom, que capta ruídos e vibrações. Por isso é necessário realizar o serviço durante a madrugada, quando há menos barulho nas ruas. É preciso de silêncio para encontrar com mais facilidade os possíveis vazamentos.

O geofone já havia sido utilizado para rastreamentos de vazamentos pontuais em Corupá. Agora, todo o Município vai passar por este pente-fino, e posterior conserto de tubulações.

“Será o maior serviço de rastreamento já feito na cidade. Quando assumi a autarquia, em 2019, tínhamos uma perda de até 53% de água. Conseguimos reduzir este número para 35% com todos os investimentos feitos até agora. A ideia é baixar para menos de 30%, e com isso estarmos entre os melhores índices do Brasil”, explicou Renato Lira.

Você também pode fazer sua parte para evitar o desperdício de água:

- Não lave louça ou roupa com água corrente. Sempre feche a torneira ao ensaboar;
- Evite banhos demorados;
- Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba;
- Use a máquina de lavar roupas somente quando ela estiver cheia;
- Use balde e pano para limpar chão, não mangueira;
- Molhe o jardim com regador, e não use a mangueira – que o consumo é muito maior;
- Tente regular a válvula de descarga: o consumo pode ser reduzido pela metade.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp!