Geral

Programa da CDL Jaraguá do Sul já recolheu mais de 15 toneladas de lixo eletrônico em 2020

Estima-se que apenas de 10% a 40% de todo volume de resíduos eletroeletrônicos são reciclados. O restante acaba em lixões a céu aberto e aterros ou é incinerado

3 AGO 2020 • POR Da Redação • 17h49

Destinar corretamente o lixo para a reciclagem de todos os materiais possíveis é a garantia de uma relação mais sustentável com o meio ambiente e que, consequentemente, impacta de forma positiva todo mundo. Por isso, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul vem, ao longo dos anos, envolvendo-se não só com a conscientização, mas também com a aplicação prática desses conceitos. 

Com o programa Recicla CDL, a entidade retira de circulação grande quantidade de lixo eletrônico dando atenção à logística reversa. Os itens são considerados bastante prejudiciais à natureza, já que possuem na composição materiais tóxicos como mercúrio, chumbo e outros metais pesados. Estima-se que apenas de 10% a 40% de todo volume de resíduos eletroeletrônicos são reciclados. O restante acaba em lixões a céu aberto e aterros ou é incinerado. 

Para ajudar a mudar esse cenário, a CDL recolhe computadores, celulares, televisores e outros aparelhos eletrônicos e os encaminha à empresa Weee.do. Além de fazer a destinação adequada do lixo eletrônico, a parceira ainda oferece, a cada dez toneladas recolhidas, um computador ao ponto de coleta que se destacou durante o ano. 

Atualmente, o recolhimento é feito na própria CDL, na Católica SC, IFSC (Centro), Lecimar, Fujama, Sipar, Unisociesc e Weg. Somente no primeiro semestre de 2020, foram entregues 15.355 quilos de material. Desde 2010, quando o programa foi lançado, o Recicla CDL já retirou de circulação pouco mais de 309 mil quilos de lixo eletrônico.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp!