Saúde

Guaramirim adota novas medidas para evitar avanço do Coronavírus

O município já realizou 1.446 testes, sendo 1.133 descartados, 10 exames aguardando resultados e 303 positivos para a doença

17 JUL 2020 • POR Janici Demetrio • 18h41

A partir de segunda-feira (20) passa a vigorar um novo decreto em Guaramirim com medidas que visam a prevenção e enfrentamento ao coronavírus no município. O decreto 1269/2020, elaborado em parceria com os municípios da região, determina a suspensão do transporte coletivo, missas, cultos e outras atividades religiosas que envolvam agrupamento de pessoas, além de apresentações musicais, culturais e similares, até o dia 5 de agosto.

Outras medidas adotadas através do decreto são a alteração do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais no horário das 6h às 22h. Lojas de conveniência anexas a postos de combustíveis, das 22h até às 6h, poderão disponibilizar somente o autoatendimento, sem consumo no local.

Já os estabelecimentos que realizam comércio do tipo delivery (tele-entrega) poderão realizar entregas nos clientes das 6h às 24h.

Nos restaurantes, bares, lanchonetes, pubs, confeitarias e estabelecimentos congêneres, fica proibida a apresentação de música ao vivo, esporte ou entretenimento, bem como a transmissão de lives por telão ou outro dispositivo, inclusive a execução de qualquer tipo de música que dificulte a conversa e o consequente distanciamento entre clientes e funcionários nesses estabelecimentos.

Também fica limitada a entrada de 50% da lotação máxima em supermercados, verdureiras, lojas de departamento e congêneres no Município de Guaramirim, sendo permitida a entrada de apenas uma pessoa por família. Além disso, os estabelecimentos devem fazer a aferição de temperatura de todos que entram no local.

Guaramirim confirmou nesta sexta-feira (17) nove novos casos da doença. O município já realizou 1.446 testes, sendo 1.133 descartados, 10 exames aguardando resultados e 303 positivos para a doença. Destes 303 casos, 222 estão recuperados. Os novos casos são quatro mulheres com idade entre 25 e 75 anos e cinco homens com idade de 30 a 50 anos. Eles apresentam sintomas leves e estão em isolamento domiciliar.