Geral

Especialista alerta para risco maior da raiva em animais no mês de agosto

A médica veterinária Luana Sartori, explica que mesmo com a mudança desse panorama a partir da vacinação, percebe-se aos poucos a circulação do vírus, principalmente nos pequenos municípios

16 JUL 2020 • POR Sérgio Luiz • 06h00

Superstições e crendices marcam o mês de agosto. Na verdade, dos 12 meses do ano, é o único que carrega a fama de mau agouro. Também é conhecido como o “mês do cachorro louco”. E nesse caso a fama faz muito sentido. As condições climáticas, temperatura, incidência de chuvas e condições do ar, interferem no cio (período fértil) das cadelas, que sincronizam o cio. Tal condição aflora o instinto dos machos que passam a disputá-las. O maior contato entre os animais favorece a proliferação do vírus causador da raiva. A médica veterinária Luana Sartori, explica que mesmo com a mudança desse panorama a partir da vacinação, percebe-se aos poucos a circulação do vírus, principalmente nos pequenos municípios. 

Rádio Jaraguá · LUANA RAIVA

Ela chama a atenção para a importância de as pessoas saberem identificar os sintomas da doença, que é quase sempre fatal em 100% dos casos.  

Rádio Jaraguá · LUANA RAIVA 2

Segundo a especialista, levar o animal ao veterinário e manter a carteira de vacinação em dia, é obrigação do responsável.  

Rádio Jaraguá · LUANA RAIVA 3

Sintomas leves como dor no corpo, no local da aplicação e temperatura mais alta são comuns, e devem desaparecer em 24 horas. A preocupação deve ser maior se o pet apresentar agitação contínua, salivação excessiva, vômitos e tremores.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp!