Jaraguá do Sul

Frio mobiliza equipe da Abordagem Social com serviço destinado para moradores de rua

O número de pessoas abordadas (306) foi quase 50% maior de março (50) para abril (74)

10 JUL 2020 • POR Da Redação • 13h40

Os dias frios como hoje (10), com temperatura mínima de sete graus e máxima de 20, alertam os profissionais do Serviço Especializado em Abordagem Social, destinado para pessoas em situação de rua. Desde 15 de maio, por causa da pandemia de Coronavírus e com a diminuição da temperatura, o serviço conta com o horário de atuação ampliado: das 8 às 21h30 de segunda à sexta-feira, sem fechar para almoço, e plantão pelo fone 99930-1247.

O plantão inicia a partir das 17 horas de sexta-feira até as 7 horas de segunda, quando o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Baependi) abre as portas do equipamento público e passa a atender pelo fone 3275-8750. O Creas é um equipamento público ligado à Secretaria de Assistência Social e Habitação.

Do total de abordagens realizadas de janeiro a junho, que somam 722, segundo dados da equipe de planejamento e vigilância socioassistencial, o mês de abril (267) apresentou uma elevação de mais de 217% quando comparado com março (84). O número de pessoas abordadas (306) foi quase 50% maior de março (50) para abril (74). Este período coincide com o início da pandemia de Coronavírus no Brasil e início de dias mais frios, o que exigiu concentração de esforços da secretaria no acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

  JAN    FEV MAR  ABR MAIO JUN  Total Pessoas abordadas 30   57 50 74 58 37  306 *Abordagens realizadas  58 115  84 267 108  90 722

*Representa as abordagens totais da equipe ao longo do mês

A busca ativa envolve assistente social, psicólogo e educador social. Nas terças e quinta-feiras, há uma parceria com a Secretaria de Saúde. Nestes dias, a abordagem leva orientações sobre as formas de prevenção e proteção da covid-19. Há a distribuição de máscaras para proteção, materiais de higiene e aferição da temperatura. 

De acordo com o secretário de Assistência Social e Habitação, André de Carvalho Ferreira, o serviço, oferecido para pessoas que recorrem às ruas como lugar de permanência ou sobrevivência, tem o propósito de concentrar ações para o fortalecimento de vínculos interpessoais ou familiares e também para a concepção de novos planos e propósitos de vida. A coordenadora do Creas - Baependi, Maria Dolores Pelisão Tomé explica que, “por meio do diálogo, busca-se esclarecer às pessoas como acessar os serviços da rede socioassistencial do município, disponibilizando, inclusive, o acolhimento na Casa de Passagem.  

Há, também, o encaminhamento para outros serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas que possam cooperar na construção da autonomia, da inclusão social e da proteção às situações de violência, explica André. O Creas Baependi alimenta o sistema de registro e dados das pessoas em situação de rua. A medida facilita e oportuniza a localização da família e parentes e promove um acompanhamento do trabalho social mais qualificado.

O Creas Baependi fica na Rua Bertha L. Kassner, 112, no bairro Vila Baependi. Os telefones são 3275-8750 e 99930-1247.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp!