Jaraguá do Sul

Radar meteorológico não será mais instalado em Jaraguá do Sul

Um dos fatores para a decisão, de acordo com o coordenado regional da Defesa Civil, Osvaldo Gonçalves, foi a indefinição sobre a propriedade do local onde o instrumento seria instalado, no Morro Boa Vista

8 JUL 2020 • POR Da Redação • 06h00

O radar meteorológico adquirido pela Defesa Civil de Santa Catarina não será mais instalado no Morro das Antenas, em Jaraguá do Sul, como estava previsto. O equipamento que custa cerca de R$ 4 milhões irá para a cidade de Joinville. Um dos fatores para a decisão, de acordo com o coordenado regional da Defesa Civil, Osvaldo Gonçalves, foi a indefinição sobre a propriedade do local onde o instrumento seria instalado, no Morro Boa Vista. O local é considerado tecnicamente mais eficiente e com melhor cobertura regional, porém, a indefinição foi determinante para a mudança de planos. 

Rádio Jaraguá · RADAR METEOROLÓGICO

A Rádio Jaraguá teve acesso ao laudo técnico assinado pelos engenheiros Moises Fernandes de Souza e Cesar Augustus Assis Beneti, em 11 de novembro de 2019. No relatório consta que a área em Jaraguá do Sul apresenta menor quantidade de obstáculos de relevo, e a serra que causa maior bloqueio está na direção noroeste. O que não afetaria o monitoramento da região principal, que compreende os municípios de Itapoá, São Francisco do Sul e Barra Velha, entre outros. E que o local não apresenta problemas de interferência eletromagnética na faixa de operação do radar banda X. “Apresenta melhores condições de monitoramento meteorológico da região de interesse, mesmo levando-se em conta a existência de outras antenas na região e o relevo acentuado”, diz o documento.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp!