Economia

Jaraguá vai auxiliar agricultores prejudicados por ciclone

Estima-se que metade da produção de banana foi afetada

7 JUL 2020 • POR Sérgio Luiz • 06h48

a banana, fruta símbolo da nossa região e a principal cultura de Jaraguá do Sul, foi a mais afetada pelo vendaval da semana passada. Estima-se que metade (50%) da produção foi afetada. Os números ainda estão sedo apurados e um retrato fiel da situação sairá na próxima quarta-feira (8). A produção de hortaliças em estufas também foi prejudicada. O vento forte também danificou as estruturas dos galpões nas áreas rurais. O secretário de agricultura, Daniel Pech, ilustra a dimensão dos prejuízos, citando o caso de dois criadores de frango no bairro Rio da Luz. 

Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 07 - 07 - DANIEL PETCH 1

A bananicultura foi o setor que mais sofreu, de acordo com o Secretário. 

Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 07 - 07 - DANIEL PETCH 2

Uma vez concluído o relatório, os dados seguirão para a Defesa Civil do Estado. A intenção é conseguir empréstimos bancários e financiamentos a juros subsidiados para os agricultores. 

Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 07 - 07 - DANIEL PETCH 3

Ele orienta os agricultores e trabalhadores rurais para que procurem a Secretaria de Agricultura e preencham a documentação necessária.  

Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 07 - 07 - DANIEL PETCH 4

 

O vendaval agravou a situação desse setor produtivo importante, que estava sofrendo por causa da pandemia do coronavírus. 

Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 07 - 07 - DANIEL PETCH 5

Jaraguá possui 225 quilômetros quadrados de área agrícola, com 3.142 propriedades rurais cadastradas. Os principais produtos cultivados são: banana, arroz, aipim, milho, batata doce, hortifrutigranjeiros, palmáceas, reflorestamentos e pastagens. São 11.711 habitantes na área rural, sendo 3.664 trabalhadores contratados.