Corupá

Saúde realiza teste rápidos em trabalhadores do comércio de Corupá

Foram testadas 87 pessoas na manhã desta sexta-feira. Todos os casos deram negativo

26 JUN 2020 • POR Da Redação • 15h42

A Secretaria de Saúde de Corupá iniciou nesta sexta-feira (26) uma ação de combate ao Coronavírus em estabelecimentos comerciais de maior circulação de pessoas no Município. Foram realizados testes rápidos de Covid-19 em funcionários de supermercados, restaurantes, panificadoras e postos de combustíveis. No total, 87 pessoas foram testadas durante a manhã. Todos os resultados deram negativo.

Os trabalhos contaram com o apoio de equipes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e do Pronto-Atendimento 24 horas. O grupo se dividiu em duas equipes para percorrer os comércios da cidade. Funcionários eram escolhidos pelos agentes de Saúde e convidados a realizar o exame, mas a testagem não era obrigatória.

“As equipes da Saúde foram muito bem recebidas em todos os estabelecimentos e não registramos nenhum problema. Muito pelo contrário, os comerciantes aprovaram a iniciativa”, explicou o secretário de Saúde de Corupá, Michael Marques.

Mesmo assim, em alguns pontos, as equipes da vigilância identificaram trabalhadores fazendo o uso incorreto da máscara no rosto. “Também foi uma ação orientativa. Conversamos com as pessoas que não estavam usando a máscara do jeito correto e lembramos da importância do protetor para evitar o contágio do Covid-19 e também de sua obrigatoriedade. Em Corupá, todas as pessoas são obrigadas a usar máscara ao entrar em qualquer estabelecimento comercial. Se for flagrado novo descumprimento das regras, a vigilância irá punir”, complementou o secretário de Saúde.

A testagem por amostragem tem como objetivo identificar pacientes doentes e evitar o contágio do vírus nestes espaços onde circulam muitas pessoas. Até o final da próxima semana, 250 trabalhadores devem fazer o teste rápido em Corupá. 

Caso algum resultado der positivo, o funcionário será orientado a ficar em isolamento por pelo menos sete dias. Os colegas que atuam diretamente com esta pessoa também irão fazer o teste rápido, que fica pronto em aproximadamente 20 minutos. Os resultados são divulgados e entregues no mesmo dia aos gerentes ou donos dos estabelecimentos.

Lembrando que, caso algum morador identificar sintomas gripais e desconfiar que possa ter contraído o novo Coronavírus, ele deve procurar o PA 24 horas de Corupá.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp!