Jaraguá do Sul

Maio tem melhora no índice de cadastro de novas empresas

Recuperação do índice mensal de aberturas de cadastros econômicos deve levar até dezembro para chegar ao patamar de 2019

10 JUN 2020 • POR Da Redação • 13h52

 Apesar da queda de 20% nos novos cadastros de abertura de empresas entre os meses de março e abril, quando a pandemia iniciou no Brasil e as regras do isolamento social foram mais rígidas, a Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Inovação espera que até o fim do ano estes indicadores se equiparem gradualmente com os de 2019 (2.540 novas empresas e 1.132 baixas).  O índice que colabora para isso é a recuperação de cerca de 5% em maio deste ano. “Para junho, a diferença deve diminuir e, assim sucessivamente, até o fim do ano, com a manutenção do enfraquecimento dos efeitos da pandemia de coronavírus”, calcula o diretor, Ricardo Amadio.
 
A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para 2020, que anteriormente previa um incremento de 10% do número de novos cadastros de empresas efetivamente regularizadas no município, não deve ocorrer, mas o controle da retração representa um bom começo. Para os primeiros nove dias de junho, as estatísticas econômicas apontam para 81 aberturas contra 168 para o mês todo de abril e 202 para todo o mês de maio. Isso leva a uma projeção um pouco mais otimista para o futuro, caso as condições iniciais se mantiverem.
 
O quadro abaixo mostra elevação de 57,19% do número de novos cadastros quando comparados os anos de 2017 para 2018; de 53,37% de 2018 para 2019, o que representou bons indicadores econômicos para a época.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp!