Geral

Samae assume gestão do Ponto de Entrega Voluntária

A decisão leva em consideração que a autarquia já é o responsável pela coleta e destinação de lixo no Município.

4 JUN 2020 • POR Da Redação • 11h51

Inaugurado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul há pouco mais de um ano, o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), passa a ser gerido pelo Samae. A decisão leva em consideração que a autarquia já é o responsável pela coleta e destinação de lixo no Município. Conforme a presidente do Samae, Evânia Liebl, a transferência de gestão do PEV acompanha o processo de gestão dos serviços de coleta de resíduos domiciliares e recicláveis, assumidos pela autarquia em 2018.  

“Esta é mais uma etapa da transição da gestão de resíduos executada pela administração, que tem promovido importantes mudanças na melhoria dos serviços disponibilizados à comunidade jaraguaense”, comenta. 
 
Ela acredita que o Samae, tendo a gestão dos resíduos sólidos sob suas atribuições, promoverá mudanças importantes para melhorar ainda mais o funcionamento do PEV. Entre os pontos já levantados estão o controle de acesso com base no cadastro do Samae, monitoramento por câmeras e vigilância, treinamento das equipes operacionais, plano de sensibilização e orientação aos usuários, melhor gestão do controle de entrada e de retirada de materiais reaproveitáveis como armários, colchões, móveis, entre outros. 
 
O presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Cesar Rocha, lembra que o PEV teve sua instalação viabilizada em 2019, sendo uma importante alternativa ao destino correto de bens considerados sem serventia para a população, como é o caso de móveis velhos, madeiras, eletrônicos, pneus, baterias e pilhas. “Em um ano, o PEV prestou mais de três mil atendimentos”, destaca. 
 
Com o Ponto de Entrega Voluntária, a Prefeitura evitou que toneladas de materiais fossem descartadas de maneira irregular em rios, terrenos baldios e matas. O investimento na estrutura foi de R$ 400 mil, oriundos de uma multa aplicada a uma empresa que entubou um curso de água durante obras de abertura de um loteamento.  
 
Serviço 
-Ponto de Entrega Voluntária (PEV) 
-Destinado a pessoas físicas que têm materiais sem utilidade para descartar 
-Tipos de materiais aceitos: pneus, móveis velhos, eletroeletrônicos, colchões velhos 
-Tipos de materiais não aceitos: lixo doméstico, resíduos da construção civil, podas de árvores e materiais tóxicos como latas de tintas e de agrotóxicos. Lâmpadas fluorescentes também não são mais aceitas, pois estabelecimentos que vendem esse material, também o recolhem depois de inutilizado. 
-Endereço: Rua Leocádio Osmar Rodrigues, s/n - Vila Lenzi, entre a Arena Jaraguá e o 14º Batalhão de PM 
-Contato: 3273-8008 
-Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Sábado, das 8 às 14 horas 
-O serviço é gratuito, basta levar o material até o PEV