Jaraguá do Sul

Aplicativo de celular “Covid Monitor” já foi baixado por 4,2 mil pessoas

Das 4.200 pessoas que baixaram e utilizaram o aplicativo, 18 pessoas ou 0,42% manifestaram algum tipo de sintoma suspeito de covid

11 MAI 2020 • POR Da Redação • 13h47

O aplicativo Covid Monitor foi desenvolvido pelo setor de tecnologia da empresa Weg e doado para a Prefeitura de Jaraguá do Sul para auxiliar no monitoramento de casos suspeitos de covid-19. O sistema já conta com 4.200 usuários e a expectativa da Administração Municipal é que esse número ainda aumente bastante. Quanto mais usuários baixarem, maior será a noção que o Município terá do estado de saúde da população. (Confira como baixar o aplicativo Covid Monitor abaixo)

O diretor de Tecnologia da Informação Marcio Manoel da Silveira explica que inicialmente a equipe de TI se concentrou em verificar os dados, quais poderiam ter sido digitados por teste ou por engano – exemplo: uma temperatura corpórea de 59° - e, só depois, encaminhá-los à Secretaria Municipal de Saúde. Nesta semana o fluxo de informações já deverá ser automatizado diretamente para a secretaria, que deverá entrar em contato com as pessoas consideradas casos suspeitos de covid-19.

Das 4.200 pessoas que baixaram e utilizaram o aplicativo, 18 pessoas ou 0,42% manifestaram algum tipo de sintoma suspeito de covid, como febre, tosse, dor de garganta, falta de ar. Os casos serão analisados pela Central de Orientação sobre o Coronavírus. Dúvidas relacionadas a sintomas da doença também podem ser tiradas diretamente no telefone gratuito 0800-643-8089.

Tutorial para baixar o aplicativo
1. Em sua loja de aplicativos (Google Play, App Store), pequise “Jaraguá na Mão” e baixe o aplicativo
2. Após instalar “Jaraguá na Mão”, toque em “Covid Monitor”
3. Instale Covid Monitor. Toque em “abrir”

Tutorial para utilizar o aplicativo
1. Cadastre-se
-Nome Completo
-Idade
-CPF
-Telefone
-E-mail
-CEP (complete com o número da residência e complementos, se tiver)
-Número de membros da família
-Informe se esteve no exterior neste ano (dia / mês)

2. Minha saúde
- Faça sua primeira autoavaliação
-Meça com um termômetro sua temperatura e informe-a
-Sintomas: se tem febre maior ou igual a 37,8°C, se tem tosse, se tem falta de ar
-Avaliação do estado de saúde numa escala de 0 a 5
-Você apresenta (marque em caso positivo): diabetes, pressão alta, imunidade baixa, transplantado, paciente oncológico (câncer), problema no coração, problema no pulmão