Economia

SESI orienta indústrias da construção sobre protocolos de segurança contra o coronavírus

Em Balneário Camboriú e Itapema, equipes estão visitando os canteiros de obras para esclarecer dúvidas sobre o monitoramento da saúde dos trabalhadores

7 MAI 2020 • POR Da Redação • 09h32

Indústrias da construção civil, primeiro setor a retomar as atividades após os decretos editados pelo governo para conter o avanço do coronavírus, estão sendo orientadas pelo SESI para o atendimento dos protocolos de segurança. Em Balneário Camboriú e Itapema, equipes da entidade que integra a FIESC estão visitando os canteiros de obras para esclarecer dúvidas sobre o monitoramento da saúde dos trabalhadores.

“Estamos atuando muito próximos da indústria e em interlocução permanente com o governo para a volta das atividades com segurança. Assessorar o setor neste momento é fundamental nesse sentido”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. 

A ação integra a campanha Obra mais segura e quer assegurar o entendimento das medidas preventivas, explica a gerente executiva de saúde e segurança do SESI SENAI, Sendi Lopes. “O setor está atento às medidas de saúde e segurança necessárias para manter o ambiente seguro. Uma das questões mais importantes diz respeito à orientação do trabalhador, conscientizando sobre a importância da higienização frequente e correta das mãos, a intensificação da limpeza das áreas comuns e das superfícies mais tocadas, como elevadores, interruptores, mesas e ferramentas”, explica. “Todos devem estar atentos e devem ser afastados ao surgimento de sintomas como febre, tosse, coriza e falta de ar”, completa.  

Entre os documentos elaborados pelo SESI, em parceria com os SINDUSCONs e os SECONCIs de Santa Catarina, estão o protocolo para gestão de crise, que orienta sobre a implantação de um modelo que atenda aos cuidados e medidas preventivas exigidas pelas legislações federais e estaduais; o checklist de implantação, que visa facilitar a dinâmica da implantação das medidas no canteiro de obras; cartazes informativos, com a seleção de informações importantes para divulgação no canteiro de obras, que podem ser impressos e afixados em locais específicos, como murais, próximo ao elevador, locais de higienização, refeitório, entre outros.