Política

Sérgio Moro anuncia saída do Ministério da Justiça

A possível saída de Moro já havia sido anunciada pela imprensa nacional da tarde de quinta-feira (23)

24 ABR 2020 • POR Janici Demetrio • 11h06

Em coletiva na manhã desta sexta-feira (24), no auditório do Ministério da Justiça, Sérgio Moro anunciou a saída do governo.

No pronunciamento, Moro fez um resumo das principais ações no periodo em que esteve à frente da Pasta e ao final disse que deixará o cargo.   

A possível saída de Moro já havia sido anunciada pela imprensa nacional da tarde de quinta-feira (23). O pedido teria sido feito pelo ministro depois que o presidente Bolsonaro comunicou que pretende mudar a diretoria-geral da Polícia Federal (PF). O cargo era ocupado por Maurício Valeixo, homem de confiança de Moro, mas Bolsonaro já vinha ameaçando uma troca no comando da PF por querer ter controle sobre a atuação do órgão.

Maurício Leite Valeixo foi exonerado do cargo de diretor-geral da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (24). O decreto com a exoneração de Valeixo está publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24). Na coletiva, Moro afirmou que ficou sabendo da exoneração pelo Diário Oficial e que não assinou o documento, disse que foi surpreendido com a informação. 

O então Juiz federal Sergio Moro, que comanda as investigações da Operação Lava Jato, aceitou em 1º de novembro de 2018 o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para ser ministro da Justiça.