Economia

Weg destaca medidas adotadas para combater o coronavírus

A Weg emitiu nota, no final da tarde desta segunda-feira (23), esclarecendo sobre as principais medidas adotadas pela empresa no combate ao novo coronavírus.

23 MAR 2020 • POR Da Redação • 18h56

Lei a nota na íntegra. 

 

Diante do grave problema de pandemia do COVID-19 devemos unir esforços para enfrentar todas as dificuldades e garantir a saúde da população e dos nossos colaboradores.

A China, país foco da doença, foi a primeira a sofrer os impactos do vírus e desde janeiro de 2020 temos enfrentado de perto essa crise nas nossas quatro fábricas chinesas. 

Foi com muita disciplina, atenção e seguindo à risca as recomendações das autoridades e órgãos de  saúde locais que conseguimos manter nossas quatro fábricas operando desde 11/02/2020, sem  registrar qualquer transmissão de casos de Covid 19 entre os mais de 1.986 colaboradores na China.

Estamos trabalhando duro para ajustar e transferir todas as experiências que tivemos na China às outras unidades da WEG no mundo.

Adicionalmente ao que já foi implementado estamos incluindo novas medidas como as recomendações e determinações vindas dos órgãos de saúde e autoridades locais.

Para que possamos acompanhar os avanços da pandemia em todas as nossas unidades montamos uma estrutura de comitês de crise:

Comitê Executivo (corporativo), composto por toda a Direção Geral da WEG, na matriz. Comitê Operacional (corporativo), composto por executivos das áreas de RH, Jurídica, Relações com Investidores e Negócios Internacionais. Comitê Local (Unidades WEG), composto por profissionais ligados a operação da Unidade Brasil ou no Exterior.

Considerando que a WEG é uma fornecedora de produtos para todos os setores industriais e para os setores de energia e infraestrutura é fundamental que mantenhamos os fornecimentos e serviços de assistência técnica para garantir que outros segmentos, considerados essenciais neste momento de crise, continuem a operar sem problemas, como as indústrias de alimentos, farmacêuticas, supermercados, hospitais e a geração e transmissão de energia elétrica.  

Assim, estamos ajustando nossa capacidade de trabalho e produção gradativamente, e para isto foram e estão sendo implantadas ações e reorganização de trabalhos seguindo um protocolo sanitário e de higienização de forma a mitigar ao máximo o risco de contaminação dos colaboradores da WEG e com quem nos relacionamos.  

Dentre as ações implementadas até a data de hoje, destacamos:

As viagens internacionais foram suspensas e as pessoas que retornaram de outros países passaram a adotar um período de trabalho em Home Office de 7 a 14 dias antes do retorno ao trabalho presencial na unidade de origem. Adicionalmente também foram suspensas as viagens domésticas e visitas de clientes e fornecedores à WEG. Todas as reuniões entre unidades e com terceiros passaram a ser realizadas através do uso das tecnologias como telefone ou vídeo conferências, bem como

 

inspeções de produtos, assistência técnica e suporte a clientes.  

Orientação intensiva sobre a importância dos cuidados na prevenção das doenças respiratórias, do distanciamento social e de mudanças de hábitos como: cumprimentar com as mãos e sentar próximo aos colegas de trabalho. Reorganização dos postos de trabalho, dos assentos nos refeitórios e em filas, de forma a garantir o distanciamento recomendado. Higienização de ambientes e disponibilização de álcool em diversos locais, desinfecção sistemática de áreas de circulação e uso de luvas descartáveis para os colaboradores se servirem no buffet do refeitório. Para redução da densidade de pessoas nos refeitórios foram criados novos intervalos de

 

                           horário de almoço.

Alteração dos horários de términos dos turnos de trabalho evitando aglomerações nas trocas de turnos: Antecipado o horário de saída do primeiro turno em 10 minutos e atrasado o horário de entrada do segundo turno em 10 minutos. Suspensão da circulação de vans e micro-ônibus entre parques fabris. Nas áreas administrativas e de apoio têm sido adotados sistema Home Office e aplicação de turnos de trabalho. Suspensão de todas as atividades que possam causar aglomerações. Ficam permitidas reuniões de trabalho somente com número de participantes que garanta a manutenção do distanciamento social recomendado. Suspensão das atividades de treinamento e recrutamento. Afastamento dos colaboradores em grupo de risco, segundo classificação dos órgãos de saúde. Disponibilização de ambulatórios exclusivos para atendimento de colaboradores com sintomas respiratórios e canal via WhatsApp para atendimento de dúvidas relacionadas ao COVID -19. Monitoramento da temperatura de todas as pessoas que adentram os parques fabris, através de medidores de temperatura digitais. Utilização de máscaras por todos os profissionais de saúde, pessoas que adentram os ambulatórios, pelos profissionais dos refeitórios e por colaboradores designados para atendimento de público externo e para medição de temperatura.

 

Seguindo a dinâmica, novas ações estão definidas e estarão sendo implantadas:

Continuidade na reorganização de postos de trabalho de forma a mitigar ao máximo o risco    de contaminação dos colaboradores   e reforçar as orientações para que todos sigam recomendações sanitárias e de higienização dentro e fora da WEG. Ajuste permanente da capacidade de produção considerando as limitações impostas pelas reorganizações dos postos de trabalho e pelas determinações dadas pelas autoridades municipais, estaduais e federais.   Permanecerão trabalhando dentro das instalações da WEG somente colaboradores que

 

exercem atividades essenciais às operações básicas da companhia e para os níveis de produção planejados.

Permaneceremos acompanhando a evolução do cenário, adotando as medidas necessárias e reiterando nosso compromisso com a segurança de todos os colaboradores.