Coronavírus

Em meio à pandemia, velórios passam a ter limite de dez pessoas

Recomendações já começaram a ser seguidas e devem valer por tempo indeterminado

21 MAR 2020 • POR Da redação • 18h39

O estado de quarentena exige atenção e cuidados redobrados. O cenário torna-se ainda mais delicado quando por algum motivo um ente querido falece. Assim, medidas de proteção à saúde devem ser priorizadas também nesses momentos.

Nota Técnica DIVS Nº 011/2020 da Secretaria de Estado da Saúde foi publicada no dia 20 de fevereiro, e repassa importantes medidas a serem adotadas por funerárias, cemitérios, crematórios e responsáveis por velórios:

Os funerais deverão ser realizados apenas com familiares diretos e amigos próximos e preferencialmente serem realizados somente no dia do sepultamento; Recomenda-se a suspensão de cultos ecumênicos e cortejos fúnebres para velórios; Velórios devem ser realizados preferencialmente em capelas mortuárias; Não é recomendado velório em domicílio; Recomenda-se no máximo dez pessoas por sala de vigília; Manter o ambiente ventilado; Deve-se aumentar a frequência de higienização de banheiros, maçanetas, mesas, balcões, cadeiras etc; Disponibilizar produtos como sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis para as instalações sanitárias; As capelas mortuárias deverão ser totalmente higienizadas a cada velório.

A Polícia Militar também tem feito orientações nesses locais e agradece a colaboração de todos que compreendem o trabalho de fiscalização realizado.