Saúde

Coupá prepara salão São José para vacinar idosos contra a gripe

A entrada no espaço será controlada por agentes comunitários para evitar aglomerações, conforme prevê decreto estadual e municipal

21 MAR 2020 • POR Da Redação • 12h30

O Salão Paroquial São José, em Corupá, foi adaptado e completamente limpo para receber na próxima segunda-feira (23) os idosos que fazem parte do público-alvo da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A Prefeitura de Corupá optou por realizar a imunização no local justamente para evitar que idosos se desloquem aos postos de saúde, como medida preventiva na luta contra o Coronavírus.

Agentes comunitários vão controlar a entrada de pessoas no local, para evitar qualquer tipo de aglomeração dentro do salão paroquial, conforme está previsto em decreto estadual e municipal. Só poderão entrar 20 pessoas ao mesmo tempo, mesmo número indicado de clientes de pessoas em supermercados neste período.

Três enfermeiros atuarão na aplicação das vacinas, para trazer agilidade no atendimento. A equipe vai contar ainda com apoio de trabalhadores de serviços gerais que farão a higienização frequente do espaço. O local possui ventilação, é arejado, e as cadeiras foram separadas em mais de um metro de distância para evitar o contato de pessoas.

VACINAÇÃO NOS POSTOS DE SAÚDE

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estarão realizando a vacinação desta primeira etapa da campanha. A dose poderá ser aplicada nos postinhos. Mas a Secretaria de Saúde orienta os idosos a procurarem o Salão Paroquial. É a medida mais segura – e também será a mais ágil - neste momento para eles. A ideia é que eles evitem ao máximo os espaços onde estão sendo realizados atendimentos de possíveis casos suspeitos de Covid-19.

A entrada na área interior dos postinhos de saúde de Corupá também está sendo restringida. Só entram pessoas que precisam de atendimento. Acompanhantes não são permitidos, a não ser responsáveis por crianças pequenas e idosos que precisam de algum tipo de apoio.

Lembrando que a Secretaria de Saúde só irá realizar a vacinação diretamente na casa de idosos que estão acamados e doentes. Não há como viabilizar este tipo de atendimento para todos – somente em casos graves. Familiares podem entrar em contato com o posto de saúde de referência (que fica mais perto da residência), e informar as condições do idoso. Haverá um agendamento para este serviço.

CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO

A vacinação para crianças começará em 9 de maio, quando também será realizado o Dia D da Vacinação. É importante neste momento que a imunização dos idosos e das crianças sejam realizadas em etapas diferentes, conforme definiu o Ministério da Saúde ainda no início do mês de março. Por enquanto, estudos mostram que os riscos são menores em crianças, mas elas podem transmitir a doença aos idosos.

Confira as etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, definida pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal:

*A partir de 23 de março: Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde

*A partir de 16 de abril: professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.

* A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais.