Jaraguá do Sul

Samae adquire novos hidrômetros

De acordo com o presidente da autarquia, Ademir Izidoro, este tipo de investimento é necessário devido à vida útil destes equipamentos que fazem a medição do consumo de água

20 MAR 2020 • POR Da Redação • 13h49

Dando continuidade às ações para a diminuição das perdas, o Samae de Jaraguá do Sul acaba de adquirir uma nova remessa de hidrômetros. De acordo com o presidente da autarquia, Ademir Izidoro, este tipo de investimento é necessário devido à vida útil destes equipamentos que fazem a medição do consumo de água. “Trata-se de uma importante ação, que visa a correta medição de água consumida pelo cliente”, explica ele.

Nos últimos sete anos, o Samae fez a substituição de mais de 40 mil hidrômetros. O assessor de Apoio Técnico do Samae, Luan Freisleben acrescenta que com o uso diário o hidrômetro começa a apresentar desgaste nas peças internas e passa a medir menos água do que realmente é consumida pelo cliente, resultando no que é chamado de “perda aparente”. “Também é necessária a troca quando o consumidor muda de categoria de consumo, ou seja, aumenta ou diminui o seu consumo de água. Assim cada cliente deve ter o seu hidrômetro dimensionado de acordo com o seu perfil de consumo.” diz ele. Nestas situações, o Samae retira o hidrômetro convencional ou velocimétrico e instala o hidrômetro com medição ultrassônica, que tem uma leitura muito mais exata.

Com investimento de mais de R$ 1 milhão, o Samae adquiriu 500 hidrômetros ultrassônicos e 10 mil velocimétricos, que farão a renovação do parque de hidrômetros na cidade.

Luan explica ainda que o investimento em hidrômetros abrange investimentos no Programa de Controle de Perdas, pois, assim como um vazamento de água, toda água que é fornecida e consumida pelo usuário e que não é medida devido à idade avançada do hidrômetro é considerada perda de água.  “Assim, um parque de hidrômetros atualizado faz com que, além de medir de forma justa tanto para a Autarquia quanto para o usuário, ainda reduz uma parcela da perda de água”, ressaltou.

O diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, enaltece que os hidrômetros utilizados pelo SAMAE são fabricados de acordo com a NBR 212/1999 e possuem certificado de aprovação de modelo expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO.  “Também, para garantir a qualidade e correta medição dos hidrômetros, o lote comprado pelo Samae é testado no laboratório de micromedição da SANASA de Campinas, referência no país”, finalizou Izidoro.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!