Saúde

Prefeitura de Jaraguá do Sul anuncia medidas contra o coronavírus

Em Jaraguá do Sul, dois casos suspeitos são investigados, quatro já foram descartados. Três deles, entretanto, deram positivo para influenza. Os pacientes passam bem.

13 MAR 2020 • POR Da Redação • 13h34

Após a confirmação dos dois primeiros casos importados do novo coronavírus em Santa Catarina e da Organização Mundial de Saúde decretar pandemia do Covid-19, o gabinete do prefeito Antídio Lunelli realizou mais uma reunião de monitoramento da situação do vírus na cidade com a presença do secretariado.

Na reunião, foram deliberadas sobre quais medidas serão tomadas nesse momento. Em Jaraguá do Sul, dois casos suspeitos são investigados, quatro já foram descartados. Três deles, entretanto, deram positivo para influenza. Os pacientes passam bem.

Entre as principais preocupações neste momento estão a população idosa e as pessoas que viajaram para cidades com grande índice de contágio.

A chefe de gabinete, Emanuela Wolff, ressaltou que outro grande inimigo a ser combatido é a desinformação. Falsas notícias que circulam nas redes sociais podem gerar pânico, o que não contribui na busca por soluções. “A melhor medida é sempre a prevenção. Então, a nossa orientação é reforço na higiene, lave as mãos muitas vezes ao dia. É importante manter os locais arejados, evitar aglomerações, ter uma boa alimentação. Quem estiver com sintomas gripais procure uma unidade de saúde e fique em casa durante o tratamento. Assim a gente vai diminuindo os riscos”, alerta Emanuela.

Para manter as informações atualizadas, sempre na segunda-feira e quinta-feira à tarde, a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Jaraguá do Sul emitirá um boletim. Outras notícias serão divulgadas conforme a necessidade.

Outra decisão tomada foi a suspensão da abertura dos Jogos Integrativos da Terceira Idade (Jiti) que estava agendada para o dia 24 de abril. São os idosos que mais correm risco de ter o quadro agravado em caso de contágio. Também será repassada a orientação para que os grupos de idosos dos bairros cancelem suas atividades nas próximas semanas até que se tenha mais clareza sobre como será o comportamento do vírus no município.

“Não há motivo para alarmismos, mas sim para prevenção. Estamos atentos e monitorando a situação”, diz o secretário de Saúde, Alceu Moretti.

Grupo de trabalho

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul tem prestado orientações aos profissionais que atendem a população. Reunião com representantes dos hospitais e do setor empresarial também estão sendo realizadas. E, em conjunto com a Diretoria de Comunicação, mais de 2 mil cartazes e adesivos sobre as formas de prevenir doenças respiratórias como a Covid-19 serão distribuídos.