Corupá

Corupá adere ao programa SC Resiliente

Objetivo é atuar ainda mais próximo da Defesa Civil de Santa Catarina e ter mais agilidade na busca por recursos para obras de prevenção de desastres

12 MAR 2020 • POR Da Redação • 15h56

Corupá aderiu oficialmente ao programa “SC Resiliente” na última quarta-feira, dia 11 de março. A assinatura da adesão do município ocorreu no gabinete do prefeito João Carlos Gottardi e contou com a presença do diretor da Defesa Civil de Corupá, Claudio Siqueira; o coordenador da Regional Norte da Defesa Civil de SC, Antonio Edival Pereira; e o coordenador da Defesa Civil da regional de Jaraguá do Sul, Osvaldo Gonçalves.

O SC Resiliente é uma iniciativa da Defesa Civil de Santa Catarina e do Governo do Estado e tem como objetivo fortalecer a “cultura de resiliência a desastres em SC, por meio de ações de redução de riscos”. A ideia é uma atuação ainda mais integrada entre as Defesas Civis nos Municípios e a Estadual – com o objetivo em resolver com mais rapidez problemas e obras que ajudem a prevenir enchentes, deslizamentos e que causem prejuízos aos moradores.

“Espera-se com a adesão ao programa a desburocratização na vinda de recursos para o Município, para obras de prevenção. Por isso estamos felizes em estarmos participando da iniciativa ”, observou o prefeito João Gottardi.

Em setembro do ano passado, quando o Governo do Estado lançou o programa SC Resiliente, foi garantido uma linha de financiamento de aproximadamente R$ 175 milhões que está sendo colocada à disposição dos municípios catarinenses. Os recursos serão disponibilizados pelo Banco Mundial e pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). 

Agenda de Resiliência

Com o primeiro passo dado, que foi a adesão ao programa, a partir de agora, a Defesa Civil de Corupá irá elaborar a chamada Agenda de Resiliênca, que é um conjunto de compromissos que o município assume a partir de então, como: realização de capacitações; ações estruturais e não estruturais; e, o mais importante, as possibilidades de parcerias e financiamentos.

“Já temos nossas áreas de risco mapeadas, estamos planejando e avaliando os projetos para obras necessárias em nossa cidade. Será um panorama geral da situação da Defesa Civil, que será tratada de forma conjunta com o Estado”, explicou o diretor da Defesa Civil Municipal, Claudio Siqueira.

Conforme o cronograma do Governo de SC, os Municípios têm até o final de abril para divulgarem suas agendas. A expectativa é que os trabalhos – a execução da agenda com as obras p ocorram entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!