Saúde

Guaramirim descarta casos suspeitos de coronavírus

O Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen/SC) entregou o resultado dos exames para a Vigilância Epidemiológica municipal, onde consta a negativa para a doença

10 MAR 2020 • POR Da Redação • 15h47

A Secretaria de Guaramirim informa que foram descartadas as suspeitas de coronavírus em dois pacientes do município. O Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen/SC) entregou o resultado dos exames para a Vigilância Epidemiológica municipal, onde consta a negativa para a doença.

Conforme o secretário de Saúde, Marcelo Deretti, um dos casos foi confirmado com H1NI e a pessoa já está recebendo o acompanhamento da equipe da Saúde. O município não possui mais nenhuma suspeita de Coronavírus, porém o secretário reforça a importância dos cuidados para a prevenção. 

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China.  Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectar com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Medidas de Prevenção

lavar as mãos com água e sabão com frequência;
Usar álcool gel com frequência;
evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
evitar contato próximo com pessoas doentes;
ficar em casa quando estiver doente;
cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
Evite viajar se estiver com febre ou tosse;
Se você ficar doente durante uma viagem, procurar imediatamente a tripulação ou equipe médica de bordo;
Como é definido um caso suspeito do coronavírus

Com a amplitude da região de risco, pessoas vindas da China nos últimos 14 dias e que apresentem febre e sintomas respiratórios, como tosse ou dificuldade para respirar, podem ser considerados casos suspeitos da doença. Esses devem ser mantidos em isolamento enquanto houver sinais e sintomas clínicos.

Tratamento

Os cuidados serão realizados pela equipe de saúde de acordo com a gravidade do caso.

Formas de Transmissão

O novo coronavírus é capaz de infectar humanos e pode ser transmitido de pessoa a pessoa por gotículas respiratórias, por meio de tosse ou espirro, pelo toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido então de contato com a boca, nariz ou olhos.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!