Economia

IBGE abre quase 400 vagas temporárias em Jaraguá e região

9 MAR 2020 • POR Janici Demetrio • 11h04

O Censo Demográfico 2020 entrará de casa em casa para compor um novo retrato da realidade do Brasil. Para executar esta tarefa, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contratar temporariamente mais de 208 mil pessoas, por meio de dois editais de Processos Seletivos Simplificados (PSS). A função que oferece maior número de vagas, 180 mil, é a de Recenseador, exigindo nível de ensino fundamental.  

O outro edital visa preencher 5.462 vagas de Agente Censitário Municipal e 22 mil vagas de Agente Censitário Supervisor, ambas as funções de nível médio. As inscrições estarão abertas até o dia 24 de março, no site do Cebraspe. Na região, segundo o coordenador Censitário do IBGE, Caio Fernando Trapp, são quase 400 vagas distribuídas em Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder.   

A remuneração mensal prevista para o Agente Censitário Municipal é de R$ 2,1 mil. Ele desempenha a função de gestor de uma equipe de agentes supervisores e de recenseadores. O Agente Censitário Supervisor receberá R$ 1,7 mil por mês, cumprindo funções técnicas, administrativas e operacionais. Já o Recenseador ganhará por produtividade, a depender da área de coleta de dados e da quantidade de estabelecimentos recenseados. 

A previsão de contratação é para julho de 2020, com contrato de três meses.  

Os temas que serão pesquisados no Censo 2020 são: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade. O Censo 2020 vai coletar informações em todos os 5.570 municípios brasileiros.