Jaraguá do Sul

Inicia em Jaraguá o levantamento do Aedes aegypti

5 MAR 2020 • POR Da Redação • 06h00

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) iniciou nesta quarta-feira em Jaraguá do Sul, um dia depois do previsto, devido às chuvas de terça-feira. Agentes de endemias estão visitando residências para checar depósitos de água e orientar a população. O LIRAa é uma exigência do Ministério da Saúde para cidades consideradas infestadas com o mosquito da dengue, que é o caso de Jaraguá do Sul desde março do ano passado. Segundo a agente de endemias Luciana Garnier, esse levantamento segue até que todas as residências sorteadas por sistema tenham sido visitadas, o que deve levar cerca de dez dias. 

Em Santa Catarina, já são 65 casos confirmados de dengue neste ano. Em Jaraguá foram confirmados 10 casos, sendo dois autóctones. 

O levantamento iniciou pela região central da cidade e bairro Vila Nova. Em uma residência no bairro Vila Nova foram encontrados alguns potenciais criadouros de mosquitos. Luciana faz um alerta a população, que fique atenta. 

É importante observar o crachá da Prefeitura, o colete com a identificação bordada e a bolsa preta com a identificação bordada. Os agentes também estarão em veículo identificado com “Prefeitura de Jaraguá do Sul”.  
 
Os dados compilados servirão para que o município possa tomar ações eficazes contra a proliferação do mosquito, dependendo do que for encontrado em cada região. Por exemplo, se numa região o problema maior encontrado for relacionado a pratinhos que ficam embaixo de plantas, é nesse problema que o município vai se concentrar naquela determinada região, com orientação e vigilância.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!