Saúde

Vigilância Epidemiológica intensifica combate à dengue

Moradores devem tomar cuidados e ajudar a evitar a doença

14 FEV 2020 • POR Da Redação • 06h00

Os inúmeros casos de dengue em Santa Catarina, e a infestação em municípios da região, colocam Guaramirim em atenção em relação a doença. Por isso, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, reforça a fiscalização e o pedido para que a população faça a sua parte e ajude a combater o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e outras doenças.

De acordo com a  Gerente de Vigilância em Saúde, Ana Maria Rodrigues, o trabalho de prevenção feito no município é bastante grande. Guaramirim tem 172 armadilhas e 58 pontos estratégicos de combate a doença, todos monitorados pelos quatro agentes de endemias. “Este ano tivemos quatro focos do mosquito que já foram eliminados, mas o número gera uma preocupação. Sabemos que a doença está pela região, por isso precisamos que as pessoas colaborem e não deixem água parada”, enfatiza.

Em 2019, Guaramirim teve 16 casos de foco de mosquito da dengue e todos foram controlados e eliminados. O município também registrou três casos confirmados da doença, sendo dois em dezembro de 2019 e um no início deste ano. Conforme Ana, estes casos foram importados. Ou seja, pessoas vieram de outros estados com a doença mas já foram tratadas e a doença eliminada. “Apesar de termos a situação sob controle, é preciso que todos fiquem atentos. O cuidado para não ocorrer foco e a doença no município, é cada morador ser responsável por seu terreno evitando água parada. Nosso município está preparado com equipamentos, armadilhas para uma possível infestação do mosquito, mas que para não ocorrer a infestação cada munícipe tem que combatê-la”, reforça. 

A Dengue em Santa Catarina

Segundo Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), em levantamento do dia 26 de janeiro, o estado encontra-se com 94 municípios infestados sendo que 1.821 pacientes já tiveram a doença e 50% deles adquiriram dentro do território catarinense. 

Orientações para combater a dengue

Evitar usar pratos nos vasos das plantas e se usar, colocar areia até a borda Guardar garrafas com gargalo virado para baixo manter lixeiras limpas Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água Limpar piscina com cloro Mantenha ralos fechados e desentupidos Lave com escovas os potes de comida e água dos animais Evite acúmulo de entulhos, pois pode se tornar local de foco do mosquito Denuncie a existência de possíveis focos. Ouvidoria Caso de apresentar sintomas, procure atendimento

Se apresentar sintomas, procure atendimento médico

Os principais sintomas da dengue são febre alta de 39 a 40 graus, num período inicial de 2 a 7 dias, associado com dor de cabeça, fraqueza, dor no corpo, nas articulações e nos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos. Perda do apetite, náuseas, vômitos também podem estar presentes. 

Se a doença evoluir para o estado grave, pode ocorrer sangramento da mucosa, nariz gengivas e dor abdominal intensa, podendo levar a morte. É de extrema importância procurar atendimento médico assim que apresentar os sintomas.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!