Geral

Prefeitura de Guaramirim estima em mais de R$ 1 milhão de prejuízos com chuvas

O levantamento prévio apontou que mais de 200 residências sofreram algum tipo de dano

11 FEV 2020 • POR Janici Demetrio • 06h00

A Defesa Civil de Guaramirim ainda contabiliza os prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dias. Conforme o diretor de Defesa Civil, Ezequiel de Souza, estima-se em mais de R$ 1 milhão em prejuízos, acrescentado que o município ainda aguarda o reconhecimento de emergência, decretado ainda na semana passada.   

O levantamento prévio apontou que mais de 200 residências sofreram algum tipo de dano, como enxurradas (com água nas casas e diversas ruas), deslizamento de terra e queda de muros e árvores. Não houve feridos.   

Na Vila Brumüller, cerca de 50 famílias ficaram isoladas devido ao desmoronamento de terra que bloqueou a SC-108 no KM 35.   

Ezequiel ressalta que as dez casas interditadas no morro do Schimidt, na semana passada, permanecem interditada.   

O deputado Vicente Caropreso sugeriu ao governador do Estado, Carlos Moises, a criação de uma força-tarefa envolvendo a secretaria de Infraestrutura e a Defesa Civil para resolver os problemas causados pelas chuvas em vários bairros de Guaramirim. O deputado solicitou ainda que o Estado de Emergência municipal seja reconhecido o mais rápido possível pelo Estado. 

O diretor de Defesa Civil orienta os moradores de encostas para ficarem atentos com relação aos riscos de desmoronamentos.  

Durante a tarde de segunda-feira (10) ocorreu a retirada do material que desceu na SC 108 e que interditou completamente a rodovia no KM 35. Conforme o coordenador regional da Defesa Civil estadual, Osvaldo Gonçalves, já na sexta-feira da semana passada percebeu-se que poderia ocorrer um deslizamento de terra naquele trecho, isso porque, segundo ele, o solo está saturado.   

Por conta do deslizamento no km 35, foi necessária a liberação do contorno no Morro do Schimidt. Isso, para que as cerca de 50 famílias da Vila Brumüller e Morro da Mariquinha, no bairro Rio Branco, não ficassem isoladas. Porém, com a desobstrução da via, no KM 35, o acesso vai voltar a ser fechado para garantir a segurança na obrada Vila Freitas.  

A partir da próxima quarta-feira (12) a previsão indica melhoras do tempo, com isso, a Defesa Civil espera a retomada das obras de recuperação da SC 108, no bairro Rio Branco.