Guaramirim

[VÍDEO] Guaramirim decreta situação e emergência por conta das chuvas

Trecho da SC-108 continuará interditado até que as condições do tempo permitam a reabertura da passagem

6 FEV 2020 • POR Janici Demetrio / Sérgio Luiz • 14h53

Os Técnicos da Defesa Civil Estadual e Regional vão continuar monitorando diariamente a região da Vila Freitas em Guaramirim. O acompanhamento será concentrado no trecho da SC-108, em obras de recuperação, desde o final de 2019, por causa de um deslizamento que ocorreu em fevereiro do mesmo ano. A liberação da rodovia só ocorrerá se houver condições de segurança. A maior preocupação da Defesa Civil se deve a movimentação de solo que continua no Morro do Schmidt, por onde passa o traçado da rodovia. A parte de drenagem no local terá atenção especial. Imagens aéreas foram feitas no final da manhã desta quinta-feira (6), o registro fotográfico fará parte de um levantamento que será encaminhado ao governo do estado. 

Em virtude das fortes chuvas, o prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini vai decretar situação de emergência. Segundo a Defesa Civil, já foram 155 milímetros nas últimas horas e há um indicativo de mais 80 milímetros até o final de semana. A quantidade de chuva até a manhã, em Guaramirim, é a metade do que estava previsto para toda a região, mas caiu concentradamente no município. Por isso houve vários prejuízos.  

Conforme o prefeito a situação de emergência foi decretada não só pela situação da Vila Freitas e Morro do Schimidt, mas também pelos ocorridos em vários pontos da cidade, como por exemplo, os alagamentos registrados na região central da cidade na manhã da última quarta-feira (5). 

Durante a manhã desta quinta-feira (6) técnicos das Defesas Civil do Estado e de Guaramirim, fizeram sobrevoos para avaliar a situação do município, especialmente na região da SC 108 e morro do Schmidt.  O comandante da 2ª Base de Aviação de Joinville, tenente coronel Alessandro José Machado, destaca a importância deste trabalho para evitar danos.  

Conforme o coordenador regional da Defesa Civil do Estado, Sargento Osvaldo Gonçalves, durante o sobrevoo foi possível identificar novos deslizamentos no morro do Schimidt.  

O coordenador da Defesa Civil do Estado, na região de Joinville, Antônio EdIval Pereira, auxiliou nas avaliações feitas em Guaramirim ao longo desta quinta-feira (6). Em entrevista à Rádio Jaraguá, ele comentou sobre os estrondos que moradores de Corupá teriam ouvido na manhã desta quinta. 

Outro município que também está em estado de alerta é Garuva. Segundo Pereira, na manhã de quinta-feira o acumulado de 72 horas chegou a 300 milímetros.  

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!